A liberação de emendas parlamentares deve dominar a pauta da primeira visita do novo secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, à Assembleia Legislativa, marcada para esta quarta-feira (27), no Colégio de Líderes. De acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União), apenas uma pequena parcela dos R$ 260 milhões em recursos orçamentários a que os parlamentares têm direito, entre emendas de bancada e individual, foram liberadas pelo Paiaguás em 2022 .
Botelho salientou que, em razão de ser um ano eleitoral, é importante que o governo acelere o processo de liberação de emendas até o final do mês de maio, para que as prefeituras possam dar início às obras antes do prazo legal determinado pela Justiça Eleitoral, que é o mês de junho.
“Deste ano, não foi pago praticamente nada, então, nós precisamos correr atrás disso, desses empenhos, e pagar essas emendas. Isso é importante para os deputados, importante para as prefeituras que estão esperando”, cobrou.
Outro tema que deverá ser avaliado com Rogério Gallo é a situação da saúde pública em Mato Grosso. Para isso, o presidente da Assembleia Legislativa sugeriu que ele levasse a nova secretária de Saúde, Elluby de Oliveira, ao encontro do colegiado, mas não obteve resposta quanto a essa possibilidade de reunião ampliada.
Essa será a primeira visita oficial de Gallo ao parlamento desde que assumiu a Casa Civil, pasta responsável pelo integração com as demais secretarias, mediação com o Legislativo estadual e articulação política do governo. O distanciamento dele, aliás, já estava causando ‘ruídos’ na Assembleia Legislativa e críticas de alguns deputados, que ainda desacreditam de sua capacidade de mediação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.