O Governo de Mato Grosso apresentou o Programa de Concessões Rodoviárias para investidores do mercado privado, durante evento realizado nesta quarta-feira (11) na B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo. O encontro marcou o início do processo que visa leiloar 2.104 quilômetros de rodovias, divididos em seis lotes, com um investimento estimado em R$ 8 bilhões durante os 30 anos de concessão. Foram apresentadas as oportunidades que Mato Grosso oferece, além dos investimentos em obras rodoviárias e o detalhamento dos lotes que serão concedidos.
O governador Mauro Mendes apresentou os potenciais do Estado, líder em produção agropecuária do país, e o trabalho de rigidez fiscal do governo, que permitiu que Mato Grosso invista quase 20% de sua receita corrente líquida.
“Nossa estratégia tem permitido ao longo dos anos fazer os robustos investimentos que foram mostrados aqui. Se Mato Grosso investe muito, ele cria um ambiente favorável ao investimento privado”, afirmou o governador.
Além disso, ele mencionou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso será o único estado brasileiro a registrar crescimento populacional até 2070, um dado que reforça a necessidade urgente de modernização da infraestrutura para sustentar essa expansão.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, mostrou os investimentos feitos pela atual gestão na melhoria da logística mato-grossense. Com a maior malha rodoviária estadual do país, em seis anos foram asfaltados 4.955 km de rodovias, o que deve fazer com que até 2026 a quantidade de rodovias asfaltadas em Mato Grosso dobre de tamanho, em relação a 2018.
Além disso, o secretário destacou que em todos os seis lotes o Estado tem investimentos em andamento, o que mostra que haverá uma demanda crescente de movimentação nas rodovias concessionadas. “Nosso trabalho é para criar condições nas estradas, que alimentem toda a cadeia de produção”, afirmou.
O leilão das concessões ocorrerá no dia 7 de fevereiro de 2025, e os interessados terão que competir oferecendo o menor valor para a tarifa de pedágio, além de comprometer-se com aportes financeiros crescentes ao longo do contrato. O objetivo do governo é garantir a liquidez e governança dos contratos, assegurando que os serviços sejam executados de forma equilibrada e eficiente.
O secretário adjunto de Logística e Concessões da Sinfra, Caio Albuquerque, ressaltou que esta é a primeira concessão no país a incorporar cláusulas de preparação para mudanças climáticas, o que mostra a visão inovadora do governo de Mato Grosso.
Durante o evento, Isadora Cohen, moderadora do encontro, ressaltou o grande potencial de investimentos em Mato Grosso. “Esse programa deveria se chamar Rota do Futuro. Não há porque não investir em Mato Grosso. Tem segurança jurídica, boa gestão e um governo que olha para a iniciativa privada como uma parceira”, disse.
Confira os seis lotes a serem leiloados:
- Rota do Arinos (Lote 1): 237 km das MTs 160/220/242/338, entre o distrito de Ana Terra, em Tapurah, e o município de Juara;
- Rodovia da Produção (Lote 2): 418 km das rodovias MT-160/235/249/480 nos municípios de Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santo Afonso e Tangará da Serra;
- Rota do Rio Acima (Lote 3): 161 km das MTs 010/246/401/402 nos municípios de Cuiabá, Acorizal, Jangada e Rosário Oeste;
- Rodovia da Integração (Lote 5): 308,3 km das MTs 020/326 entre Água Boa, Campinápolis, Canarana e Paranatinga;
- Rodovia Multimodal (Lote 6): MT-020/140/225/244/251 entre Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso e Vera;
- Rota Juruena (Lote 8): 344 km das MTs 170, 220 e 320, nos municípios de Brasnorte, Castanheira, Juara e Juína.
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