O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), defendeu o início das obras da Ferrogrão e alfinetou o governo Lula, ao pedir a flexibilização de políticas econômicas direcionadas ao agronegócio. Isso, em visita a Sinop (a 500 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (17), onde participa de feira agropecuária. Bolsonaro também destacou que, durante o seu mandato, não fez nenhuma demarcação de terras indígenas ou quilombolas, atendendo ao esperado pelo setor. Ele foi recepcionado por multidão de admiradores no aeroporto da cidade e acompanhado por motociata até o local do discurso.
"Estamos em Sinop, recepção sensacional. O agro é a referência mundial, futuro nacional e a expressão é que dê liberdade para as pessoas trabalharem com ele, ressaltando o seu valor. Não demarquei uma só terra indígena, não demarquei áreas quilombolas. Fizemos aquilo que tínhamos que fazer por vocês", falou Jair Bolsonaro durante o trajeto até o trio elétrico.
Na capital do agronegócio, o ex-presidente participou da "Norte Show 2024", aumentou o tom contra Lula e lembrou as articulações que costurou no Palácio do Planalto para beneficiar o segmento. Uma delas foi tentativa de aprovar o marco temporal para demarcação de terras indígenas, tendo em vista que a demarcação de novas áreas se trata uma ameaça aos produtores, por abrir a brecha do traçado sobre propriedades rurais.
Bolsonaro também abordou a questão logística, mencionando a dificuldade de escoar a produção pelas estradas, e provocou os órgãos de Justiça para viabilizar a construção da Ferrogrão. A via sob trilhos terá 933 km de extensão, ligando Sinop ao porto de Miritituba, no Pará.
"O agro é o futuro do nosso Brasil e essa saída para Miritituba é importantíssima para todos vocês. Espero que um dia a Justiça libere as obras da Ferrogrão", disse.
VEJA VÍDEOS
Ver essa foto no Instagram
* Vídeos: Reprodução/Mayla Miranda
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.