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Política Quarta-feira, 10 de Março de 2021, 12:05 - A | A

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Quarta-feira, 10 de Março de 2021, 12h:05 - A | A

EMBATE VLT X BRT

Após vistoria, presidente de Comitê de Análise do Modal constata boa conservação em vagões do VLT

DA REDAÇÃO

O presidente do Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, Juares Samaniego, constatou que os vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), adquiridos há sete anos, estão em perfeito estado de conservação e manutenção.  O gestor participou, na última segunda-feira (8), de uma visita técnica realizada pelo Consórcio VLT.

Divulgação

vlt.jpg

 

Os vagões estão armazenados no Centro de Controle, Manutenção e Operação (CCO), próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana.  

A Prefeitura de Cuiabá é contrária a suspenção das obras do VLT para a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT em inglês), anunciada pelo governo estadual em dezembro de 2020.

O Estado mostrou que o resultado de um estudo técnico apontou a inviabilidade do VLT na região metropolitana.  

De acordo com o município, a decisão estadual para substituição do modal VLTpara o BRT foi tecnocrata.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), defende a realização de um plebiscito para que a população escolha o novo modelo de transporte.  

"É difícil você comparar projeto, porque o que foi apresentado é VLP, por isso se diz que já está boa parte pronto, porque é pintar as faixas da rua. E a aquisição de 54 ônibus a 35 milhões, eu acredito que seja a diesel, porque ele a bateria é muito mais caro que isso", disse Samaniego.  

Ele explica que o VLT é uma energia bem mais limpa e barata e ressalta que a capacidade de transporte de passageiros, que comparativamente a do VLT é 2,5 vezes maior.   "Cada ônibus de BRT tem a capacidade para 170 passageiros, enquanto que no VLT são 400”, afirma.  

Sobre a vistoria  

De acordo com o Consórcio responsável pelo VLT em Cuiabá, a movimentação mecânica dos trens é realizada a cada 15 dias, seguindo todas as diretrizes do Plano de Manutenção da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola fabricante do equipamento ferroviário.  

A cada 60 dias é emitido um relatório ao Governo do Estado. Nesta segunda (08), foi atestado por equipe técnica o excelente estado de conservação externa, interna, em todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, telecomunicações, hidráulicos, pneumáticos, climatização.

 Estiveram presentes o secretário-geral da Associação Latino Americana de Ferrovias (Alaf)/Brasil, Jean Carlos Pejo, que é ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana e responsável pelo Grupo de Trabalho que aprovou o VLT de Cuiabá, técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), que opera os recursos federais aprovados para a obra do VLT e a presidente da Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AENFER), Silvia Cristina Silva.

O Comitê

Com foco em dialogar sobre a escolha do melhor modal para Cuiabá, Emanuel criou o Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, em 22 de janeiro via decreto municipal.

Além de sua comissão técnica permanente, serão convidadas instituições, como Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom-MT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) para colaborar com o debate nas reuniões, que devem ser abertas para participação pública também. (Com assessoria)

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