O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), editou nesta quinta-feira (2) o decreto que cria a carteira de identificação da pessoa com doença rara (CIPDR). A medida reflete um dos compromissos de campanha de Abilio: ampliar a atenção às pessoas com necessidades específicas e garantir que as políticas públicas cheguem a todos os cidadãos.
O documento criado pela CIPDR garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, áreas que o prefeito destacou como estratégicas para o fortalecimento da inclusão em Cuiabá.
Com validade de cinco anos, a carteira será emitida mediante apresentação de laudos médicos que atestem a condição de saúde. Além de organizar o controle do número de pessoas com doenças raras na capital, a CIPDR traz benefícios concretos, como:
- Atendimento preferencial em repartições públicas e estabelecimentos privados de uso público;
- Prioridade na matrícula em escolas públicas mais próximas da residência para crianças e jovens em idade escolar.
Em seu discurso, Abilio reafirmou que a inclusão é uma bandeira central de sua gestão: “Não estamos apenas criando um decreto, estamos reconhecendo os direitos de pessoas que, por muito tempo, foram invisibilizadas. Este é apenas o começo de um governo voltado para garantir igualdade e oportunidades para todos”.
Com esta ação logo em seu primeiro dia de trabalho, o prefeito sinaliza o tom de sua gestão, voltado para políticas públicas que promovam acessibilidade, dignidade e diversidade à população cuiabana.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.