O prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), avalia fundir o Instituto de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Urbano (IPDU) com as Secretarias Municipais de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A reforma administrativa ainda está em fase de estudos, mas será uma das prioridades de Abilio no início da gestão. Atualmente, as pastas se dividem em estruturas distintas. A concentração dos serviços em um espaço enxugará a máquina pública, reduzindo os gastos.
LEIA MAIS: Abilio Brunini confirma Portocarrero e ventila economista como secretário
A Pasta que unirá as ações da planejamento urbano e meio ambiente será comandada pelo arquiteto e urbanista José Afonso Portocarrero, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ex-secretário das gestões Dante Oliveira e José Meireles.
Conforme Abilio, Portocarrero seria responsável por repensar a Capital, executando projetos de mobilidade urbana, focando no escoamento do trânsito e acessibilidade, por exemplo, além da rearborização.
O prefeito eleito destacou que enquanto secretário, Portocarrero desempenhou papel importante na concepção de obras estruturantes em Cuiabá. Ele também explicou que a mudança não refletiria na atual organização da Secretaria Municipal de Obras.
"A Secretaria de Obras, permanece como está. Continuando com o asfalto, tapa-buraco, iluminação pública e demais ações de infraestrutura. Já essa Pasta que estamos pensando em criar ela pensaria a cidade, lidando com os projetos de arquitetura. Vou separar aquela Secretaria de Meio Ambiente, que tem essas partes e estou pensando em juntar com o IPDU e fazer uma coisa só. Estou decidindo, ainda não estou 100% certo. Essa secretaria ficará com o Portocarrero que é da época de obras estruturantes da nossa cidade", contou Abilio ao HNT.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.