Mais de 310 hectares foram queimados em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Monica, que abriga luxuosas mansões na costa oeste dos Estados Unidos. Moradores de Venice Beach, a cerca de 10 quilômetros de distância, relataram ter visto as chamas. Foi um dos vários incêndios na área.
Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar por vir, com a tempestade de vento prevista para durar dias, produzindo rajadas isoladas que podem chegar a 160 km/h - incluindo em áreas que não recebem uma quantia significativa de chuva há meses. Cerca de meio milhão de clientes de serviços públicos correm o risco de ter sua energia desligada para reduzir o risco de equipamentos provocarem incêndios.
Trechos importantes de rodovias da região foram fechados para todo o tráfego não essencial para ajudar nos esforços de fuga dos moradores. Alguns deles abandonaram seus veículos para sair do perigo e esperaram para serem pegos. Autoridades utilizaram uma escavadeira para retirar os carros abandonados e dar lugar aos bombeiros.
A moradora Kelsey Trainor disse que a única estrada de entrada e saída de seu bairro estava completamente bloqueada.
"Olhamos para o outro lado e o fogo tinha saltado de um lado da estrada para o outro", disse. "As pessoas estavam saindo dos carros com seus cachorros, bebês e bolsas, elas estavam chorando e gritando. A estrada estava bloqueada, tipo, totalmente bloqueada por uma hora."
"Os incêndios nessas condições podem ser catastróficos. É muito preocupante", advertiu em entrevista coletiva o meteorologista Daniel Swain, referindo-se à força dos ventos.
Também houve relatos de pessoas abandonando a vizinhança a pé, carregando poucos pertences ou animais de estimação. "Jogamos um monte de documentos e roupas em algumas caixas, algumas fotos e partimos. Ficamos uns 20 minutos presos, mas escapamos", contou à AFP o professor da Universidade do Sul da Califórnia Andrew Hires, que deixou o local com a filha.
Os alertas vermelhos devem permanecer na região até a noite desta quinta-feira, 9. O presidente Joe Biden estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme Imparável, protagonizado por Jennifer Lopez.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.