Os trabalhadores afetados pelo incêndio que destruiu o Shopping Popular de Cuiabá em julho deste ano garantiram, através de um acordo trabalhista mediado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), o pagamento parcelado de salários pendentes e verbas rescisórias.
Além disso, foi assegurada a liberação das guias para saque do FGTS e do seguro-desemprego. As negociações, que envolveram 27 audiências realizadas entre os dias 9 e 13 de dezembro, buscam amenizar os impactos da tragédia que atingiu cerca de 600 boxes do shopping e afetou diretamente os funcionários da Associação dos Camelôs.
O incêndio ocorrido na madrugada de 15 de julho causou grandes prejuízos aos comerciantes e trabalhadores do shopping, que abrigava lojas de roupas, assistência técnica, eletrônicos e uma praça de alimentação. Imediatamente após o desastre, a Associação dos Camelôs procurou o Cejusc em busca de orientações sobre a situação dos contratos de trabalho dos empregados, iniciando as negociações com o ajuizamento de reclamações pré-processuais.
O juiz Kleberton Cracco, coordenador do Cejusc, destacou a importância das conciliações, que permitiram o encerramento de um ciclo de incertezas para os empregados da Associação. Ele enfatizou que o principal papel do Cejusc é aproximar as partes, ouvir e ajudar a solucionar os problemas de forma menos traumática possível, levando a acordos que beneficiem todas as partes envolvidas.
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