Ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) resultou no bloqueio de oito sites ilegais que ofereciam músicas sem a devida autorização dos detentores dos seus direitos autorais. A Operação Redirect, que ocorreu nesta sexta-feira (23), contou com a colaboração das polícias civis de Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.
Além de se apropriarem das obras, os criminosos deixavam os consumidores que acessavam essas plataformas vulneráveis à atuação de vírus e de malwares (programas criados para causar danos a computadores e servidores). Com isso, os usuários poderiam ter suas máquinas infectadas e danificadas ou ser encaminhados a sites de phishing, capazes de roubar informações pessoais, financeiras e corporativas. Apenas no último ano, 12 milhões de visitas foram registradas nos endereços bloqueados hoje.
Os relatórios técnicos elaborados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), do MJSP, indicam que os operadores dos domínios ilegais utilizavam táticas sofisticadas para monetizar o acesso a conteúdos protegidos enquanto inseriam funcionalidades extras indesejadas (scripts) nos dispositivos dos consumidores.
Durante a Operação Redirect, foram também apreendidos materiais relacionados às atividades ilegais. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos na distribuição e na manutenção desses sites. Em Mato Grosso, uma pessoa foi detida por porte ilegal de arma de fogo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.