O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta hoje de 0,69%, a 523,65 pontos.
A extensão do rali europeu se deve ao alívio proporcionado pela queda nos rendimentos de títulos soberanos locais e dos EUA, avalia o Swissquote.
O banco suíço nota que os mercados passaram a precificar mais flexibilização monetária dos dois lados do Atlântico, embora dados recentes ainda indiquem persistência da inflação.
Nesta sexta, o Eurostat confirmou aceleração da inflação ao consumidor (CPI, em inglês) da zona do euro, à taxa anual de 2,4% em dezembro.
O BCE não deve ter pressa para normalizar a política monetária, defendeu o dirigente e presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel. Na visão dele, a abordagem cautelosa é necessária diante do nível elevado de incertezas e da inflação alta, com continuidade do aumento "dinâmico" em preços de serviços. Em Frankfurt, o DAX avançou 1,17%, a 20.897,46 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 1,35%, a 36.267,63 pontos.
Já a queda nas vendas no varejo do Reino Unido em dezembro ampliou apostas por cortes de juros do Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) neste ano. O BoE está em uma posição em que pode reduzir juros de maneira preventiva para equilibrar riscos e ainda manter a política monetária restritiva, afirmou hoje o membro externo do Comitê do BC britânico, Alan Taylor.
Na França, a primeira moção de censura contra o primeiro-ministro da França, François Bayrou, foi rejeitada nesta quinta-feira na Assembleia Nacional. A medida necessitava de uma maioria de 288 deputados, e contou com apenas 131 votos. Ainda assim, as tratativas pela aprovação do orçamento seguem ameaçando o governo de Bayrou. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,98%, a 7.709,75 pontos.
Entre ações de destaque, Rio Tinto (+2,14%) e Glencore (+3,95) avançaram em Londres, depois que a Bloomberg revelou, de acordo com fontes, que as empresas discutem uma fusão. Na cidade, o FTSE 100 subiu 1,35%, a 8.505,22 pontos.
Em Copenhague, a Maersk caiu 2,03%, depois de afirmar que voltará a usar o Mar Vermelho quando for seguro fazê-lo, e que é muito cedo para especular sobre o momento. O posicionamento frustrou as expectativas de retorno de uso da rota em virtude da diminuição das tensões com o grupo iemenita Houthis.
Em Madri, o Ibex35 avançou 0,59%, a 11.909,90 pontos. Em Lisboa, o PSI20 teve alta de 1,07%, a 6.563,75 pontos.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.