O prefeito Abilio Brunini (PL) publicou um vídeo em sua rede social, na noite desta quarta-feira (8), esclarecendo que não cancelou ou alterou as diretrizes do Ministério da Saúde no atendimento do setor em Cuiabá. Abilio destacou que a portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizando o atendimento por demanda espontânea não altera o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), suspende o atendimento agendado ou a divisão por área de cobertura. Segundo ele, os novos atendimentos se darão por 'encaixe'.
A postagem para esclarecer o que o próprio prefeito classificou como ruído, foi gravada após reunião, que ultrapassou às 22h, com representantes do Conselho Regional de Medicina, Associação Médica de Mato Grosso, Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), e a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Sampaio.
“As regras atuais não foram anuladas. O que nós dissemos é que você pode procurar uma unidade que será encaixado. Respeitando o horário de funcionamento o atendimento agendado não foi anulado. Houve ruído e algumas pessoas achando que o não ia ter mais o atendimento por agendamento. Ele continua. Não mudamos o regime de funcionamento de nenhuma unidade de Cuiabá. O que solicitamos é que atendam as demandas que são cabíveis naquela unidade”, justificou o prefeito.
Ocorre que na última semana, Abilio publicou um vídeo no qual anunciou o fim da limitação de atendimentos em postos de saúde por bairro ou horário agendado. Por meio de vídeo, ele orientou os médicos, enfermeiros e demais servidores da rede primária de saúde a cumprir a legislação, atendendo todos os que procuraram os locais.
Naquela oportunidade Abílio determinou: "Não tem como discriminar por bairro. Acabou esse negócio. Área de abrangência é para a Saúde da Família. Todas as unidades de saúde básica não tem limitação de território para atendimento. Então, qualquer unidade de saúde tem que atender qualquer pessoa sem agendamento. Não tem a necessidade mais de agendamento. O dia inteiro, do primeiro horário da manhã até o último horário do fim do expediente".
LEIA MAIS: Abilio acaba com atendimento por bairros e hora marcada em postos de saúde; veja vídeo
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.