O atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), visitou Várzea Grande em julho deste ano. Lula arrastou uma multidão para a entrega das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e para a entrega de mil casas do 'Minha Casa, Minha Vida' no bairro Novo Mundo, também em Várzea Grande.
A vinda do Presidente foi anunciada pela assessoria da presidência em 25 de julho e se concretizou seis dias depois, no dia 31 do mesmo mês. Essa foi a segunda vez que o presidente veio a Mato Grosso durante seu mandado. Em 2023 Lula esteve em Rondonópolis (a 218 Km de Cuiabá) para entregar outras moradias populares.
Leia mais: Lula vem a MT participar de entrega do "Minha Casa, Minha Vida" em Várzea Grande
Com a confirmação da viagem, o diretório do Partido dos Trabalhadores optou por fretar dois ônibus para militantes apoiadores do presidente, com intuito que eles acompanhassem a agenda de Lula em VG. Os ônibus saíram da Praça do Restaurante (RU) da Universidade Federal de Mato Groso (UFMT) em Cuiabá, e na rua paralela ao Terminal André Maggi em VG.
Leia mais: Ônibus levará militantes de Cuiabá e VG para ver Lula em visita a Mato Grosso
Esses transportes seguiram sentido aos residenciais Colinas Douradas I e II, no bairro Novo Mundo, localizado próximo à Rodovia Mário Andreazza, onde o presidente entregou as mil chaves das novas residências do ‘Minha Casa, Minha Vida’.
SOLENIDADE NO MARECHAL RONDON
Lula chegou no Aeroporto de Cuiabá por volta das 16 horas e prontamente deu início à solenidade de inauguração do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. A cerimonia marcou a internacionalização do aeroporto mais importante de Mato Grosso, além de entregar outros três aeroportos que estão sob responsabilidade da COA, Centro-Oeste Airports, nas cidades de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.
Leia mais: No aeroporto, Lula defende distribuição de renda, faz aceno ao agro e promete voltar a Cuiabá
Estavam presentes no evento também outras autoridades importantes como: o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV); os senadores Jayme Campos (UB) e Margareth Buzetti (PSD); o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD); o governador Mauro Mendes (UB); o vice-prefeito de Várzea Grande, José Aderson Hazama (UB) e o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB). Renan Filho, ministro dos Transportes; Jader Barbalho, ministro da Cidades e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanharam Lula na cerimônia.
Stopa abriu as falas discursando a favor do presidente. "Eu quero dizer que, em nome de todo que votaram no senhor, temos muito orgulho. Votaríamos de novo, iríamos coordenar campanhas de novo, pediríamos votos de novo, para que o senhor continue transformando o país", afirmou José Roberto Stopa na ocasião.
Em seguida o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, subiu no palanque e agradeceu a colaboração do Governo Federal na continuidade das obras nos quatro aeroportos do estado. Destacou também a importância logística dos aeroportos para economia de Mato Grosso, elogiou a gestão petista e fez críticas à burocracia brasileira.
"Algo novo está acontecendo nesse país, não tenho como deixar de reconhecer isso: a forma como foram acolhidas as nossas reivindicações foram atendidas para o PAC. Existem problemas burocráticos e normativos que é difícil vencer nesse país. Isso não é um problema do Governo Federal, é um problema da cultura do nosso país. Precisamos ter coragem de enfrentar a burocracia e mostrar que quando há honestidade e propósito, temos que ter celeridade", falou Mauro.
Depois da fala de MM, as obras de ampliação dos aeroportos Marechal Rondon, em Várzea Grande; presidente João Batista Figueredo, em Sinop; Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis e Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta foram inauguradas. A finalização das obras foi marcada pelaa entrega das placas que serão instaladas nos locais administrados pela Centro-Oeste Airports (COA).
DISCURSO DO PRESIDENTE
Por volta das 17 horas, Lula deu início ao seu discurso. Inicialmente o presidente fez um apelo para redução da desigualdades sociais, defendeu a distribuição de renda, investimentos na educação e esforço no combate à fome. Na fala, o presidente citou a fila dos ossinhos, em Cuiabá. "Não tem empresário que fica rico sozinho. Se ele ficou rico é porque teve um trabalhador para trabalhar para ele ficar rico", disparou.
Seguindo em sua fala, ele mostrou orgulho do agronegócio, ao descobrir que o Egíto país - conhecido pelo algodão de alto padrão - estava importando algodão mato-grossense. O presidente também fez questão de elogiar o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, pela abertura de novos mercados para os produtos do agro brasileiro.
"Esse país é um poder poderoso. Esse é um país que pode fazer as coisas acontecerem. Eu não conhecia o Fávaro, ele era da bancada ruralista. Eu imaginava que ele não gostava do PT, muito menos de mim. Um belo dia eu conheci o Fávaro, eu ia num programa de televisão e eu achei ele uma figura simpática. Eu falei: Vou chamar esse cara para ser ministro da Agricultura. Eu posso dizer para vocês hoje, já tive gente muito importante no Ministério da Agricultura, intelectuais, gente de carreira, mas posso dizer de longe que o Fávaro será de longe o melhor ministro da Agricultura que esse país teve", elogiou.
Antes de se dirigir ao novo residencial do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, Lula ainda afirmou, “Estou efetivamente bem, de cabeça, de saúde e acreditando que vamos tirar esse país da condição de nanico, de país pequeno, de país pobre. Esse país é muito poderoso".
ENTREGA DAS CHAVES
Com o fim das solenidades no Aeroporto, Lula se dirigiu aos novos residenciais do programa habitacional, ‘Minha Casa, Minha vida’, Colinas Douradas I e II, no bairro Novo Mundo, localizado próximo à rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande. Lá se encontrou com os seus militantes e apoiadores que estavam a sua espera para entrega das mil casas populares.
Leia mais: Ganhadores de casas em VG comemoram vinda de Lula: "só ele para fazer isso por nós"
No local apoiadores aguardavam anciosamente a chegada do Presidente, além dos novos moradores das mil casa. Entre eles o senhor José Pereira Sales, QUE agradeceu pela nova moradia. "Só ele para fazer isso por nós. Outros, ao invés de construir, só fazem quebrar", afirmou o idoso.
Na época, Maria Rosimaire também contou ao HNT que realizou o sonho de sair do aluguel. "É muito boa a sensação [de ganhar uma casa]. Esperei por muitos anos. Alugando casa fica dificil, mas agora vou sair do aluguel. O presidente é uma pessoa excelente", vibrou dona Maria.
Lula chegou ovacionado a cerimonia de entrega das chaves por volta das 18 horas. Durante o evento as mil chaves das novas moradias foram entregues.
Leia mais: VÍDEOS: Lula abraça militantes e promete retornar em breve: "até a minha volta"
O governador Mauro Mendes (União Brasil) lembrou a última visita de Lula a Mato Grosso, em 2023, para entregar unidades do programa de casas populares do governo federal em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá).
"A primeira vez que o senhor veio foi em Rondonópolis, neste seu terceiro mandato, para que pudéssemos lá também entregar conjuntos habitacionais. Sempre vi como o senhor trata essa polítca com respeito e olhar humano para grande parte da população brasileira", disse Mendes.
Chegando ao final do evento, o presidente do PT em Mato Grosso e deputado estadual, Valdir Barranco, entregou ao presidente Lula o título de Cidadão Mato-grossense. "Aqui hoje nós temos uma pequena demonstração do quão o povo mato-grossense gosta do senhor. A única maneira que temos de agradecer é condecorando o presidente Lula", declarou o deputado.
Ao descer do palanque, Lula caminhou até a multidão e abraçou militantes do PT.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.