Lojas de aviamentos, fantasias e vestuários estão trabalhando intensamente para organizar o estoque e oferecer novidades e promoções para o período do Carnaval. De acordo com a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), não é feriado em Cuiabá e Várzea Grande, mas, além dos foliões, os comerciantes apostam na chegada de turistas que buscam locais mais calmos e nos servidores públicos que estarão de folga.
Myrian Cantão, que tem uma loja de aviamentos no centro de Cuiabá há 46 anos, diz que esta semana houve um pequeno aumento no movimento. “O brasileiro deixa tudo para a última hora. Sabemos que não haverá um aumento significativo nas vendas, mas estamos otimistas e acreditamos que haverá aumento no movimento”.
Segundo ela, nos últimos anos, o seu público tem optado mais pela customização das fantasias. “Este ano já deu para perceber que as franjas estão em alta. Há uma diversidade grande de produtos e esperamos atrair outros públicos neste período, afinal muita gente estará de folga e aproveitará para ir às compras”.
Orlando Cruz, um pequeno comerciante do setor de aviamentos, com loja instalada no bairro do Porto, há mais de 15 anos, reforça a importância da preparação antecipada. Todos os anos, pelo menos 20 dias antes do Carnaval, ele contrata duas costureiras e um ajudante. “A procura por produtos para a confecção de fantasias ou de peças com muito brilho começa a aumentar faltando uns 20 dias para o evento”, conta ele que mantém a loja aberta na segunda e terça de Carnaval.
Para garantir opções diferenciadas, Orlando investe em compras extras de tecidos brilhantes, lantejoulas e aviamentos para dar mais opções aos clientes. As costureiras ajudam a clientela a realizar o sonho de ter uma fantasia exclusiva e ainda socorrem aqueles que deixam para a última hora a customização dos abadás.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Junior Macagnan, como é ponto facultativo para o governo do estado e municipal e não haverá aula nas escolas, há uma parte da população que fica de folga para ir às compras.
A dica é para que os empresários apostem em estratégias inovadoras, como promoções, vouchers, descontos e cashback, para atrair a clientela. “É o momento de usar a criatividade para atrair tanto o consumidor cuiabano”.
De acordo com a Convenção Coletiva do Trabalho, o período de Carnaval não é feriado. Comerciantes e lojistas podem trabalhar em horário normal. Clique aqui– e acesse o documento da Convenção Coletiva do Trabalho.
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