O geólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Khun, afirmou que o ouro encontrado em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) "subiu" à superfície terrestre a partir do aparecimento de uma cordilheira similar aos Himalaias, cadeia montanhosa na Ásia onde fica o Monte Everest e reconhecida como a mais alta do mundo. Segundo Caiubi, a cordilheira se estendia por cerca de mil quilômetros, distância suficiente para chegar até a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS: HNT TV: Erosão "mudará" cachoeira Véu de Noiva de lugar, explica geólogo; veja vídeo
O episódio é ocorreu há cerca de 600 milhões de anos. Essa história é contada a partir das rochas que resistem ao tempo. Caiubi falou que as formações comprovam que Chapada já foi mar, deserto, concentrava atividade vulcânica e um sistema de rios.
"O ouro surge pelos processos geológicos que atuaram nessa cordilheira", asseverou Caiubi
"São muitos tipos de rochas diferentes em Chapada e isso a torna um lugar tão especial. É um lugar que tem uma geologia muito rica. Tem rochas que mostram que era deserto, que era fundo de mar, que tinha um sistema de rios, que teve vulcões, que teve cordilheiras aqui", contou o professor ao HNT TV.
O geólogo explicou que grande parte das rochas na região são inclinadas, sendo uma característica do período que as rochas emergiram do fundo do mar, dando origem a cordilheira. Um vulcão que era ativo no município influenciou fenômeno. O ouro explorado na cidade também data da mesma época.
LEIA MAIS: Movimentação das placas tectônicas "secou" mar em Chapada dos Guimarães; veja vídeo
"Se você olhar, as rochas estão inclinadas. Houve um momento um que existiu um oceano entre essa região Norte e Sul, elas eram separadas. O oceano foi se fechando, os dois continentes se aproximando e formou uma cordilheira que se estendia daqui até Nova Xavantina, Bonito, Corumbá, toda essa região era essa cordilheira, igual os Himalaias", detalhou.
"Uma curiosidade é que o ouro surge pelos processos geológicos que atuaram nessa cordilheira", asseverou Caiubi.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.