O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), nesta quarta-feira (22), usou as redes sociais para manifestar sua indignação com a superlotação de pacientes na Policlínica do bairro Pedra 90, enquanto o posto de saúde ao lado permanece vazio, segundo ele.
Abilio criticou duramente os postos de saúde que não atendem pacientes classificados como casos de menor gravidade e anunciou que, se necessário, realizará a troca das equipes responsáveis pelo atendimento nessas unidades.
“Pessoal, prestem atenção no que estou falando. Estou acompanhando pelas câmeras a situação da Policlínica do Pedra 90 e do Posto de Saúde ao lado da Policlínica. Dá para ver que está lotada, muito lotada. Enquanto isso, no Posto de Saúde, há apenas três pacientes esperando atendimento”, declarou o prefeito.
Brunini também mostrou, em suas redes sociais, a proximidade entre os dois locais e explicou que há três equipes de profissionais em cada unidade. Ele destacou que não faz sentido pacientes classificados como casos de menor urgência (verdes), após a triagem, não serem atendidos nos postos de saúde.
“A maioria dos pacientes da Policlínica do Pedra 90 está classificada como verde. Esses pacientes poderiam ser atendidos no Posto de Saúde. No Pedra 90, há três equipes em cada um desses dois Postos de Saúde”, enfatizou Abilio.
O prefeito solicitou que o secretário adjunto de Atenção Primária e o secretário adjunto de Atenção Secundária se dirijam aos postos de saúde para garantir o atendimento de pacientes classificados como verdes. Ele reforçou que, caso isso não ocorra, as equipes dos postos serão substituídas.
Por fim, Abilio deixou claro que não tolerará superlotação em UPAs e policlínicas enquanto postos de saúde próximos permanecerem vazios.
“Não podemos deixar as UPAs e Policlínicas lotadas enquanto as Unidades Básicas de Saúde ficam vazias. Não vou aceitar isso. A média de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde é de 10 pessoas por dia nos consultórios médicos”, finalizou o prefeito de Cuiabá.
CONFIRA
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.