Neste período eleitoral, as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa acontecerão em apenas um dia, às quartas feiras, distribuídas em três horários. Atualmente, são quatro por semana, abrangendo três dias.
Alan Cosme/HiperNoticias
Conforme o regimento da Casa, as sessões acontecem na terça-feira, às 17 horas, duas nas quartas às 9h e 17h, respectivamente, e a última na quinta-feira, às 9h.
A partir da próxima semana, as sessões aconteceram às 8h, 14h e 17h. Com a concentração do trabalho em plenário, em único dia, permite que os deputados fiquem com tempo à atuação junto às bases.
Tem se tornado rotina, no Legislativo, a alteração da programação interna visando o período eleitoral, deixando os parlamentares livres para a campanha.
Dos 24 parlamentares, apenas os deputados Emanuel Pinheiro (PMDB) e Zé Carlos do Pátio (SD) deverão disputar diretamente o pleito deste ano. Eles vão concorrer às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente.
O primeiro parlamentar já confirmou a pré-candidatura. Pátio deve formalizar a intenção de uma nova candidatura nas próximas 48 horas.
O deputado Pery Taborelli (PSC) também tem interesse em disputar a prefeitura de Várzea Grande. No entanto, ainda não se oficializou à disputa. Outros deputados, como Oscar Bezerra (PSB), prometem se dividir entre a atuação parlamentar e à campanha da sua esposa, ex-deputada Luciane Bezerra, do mesmo partido, a prefeita no município de Juara.
Paralelamente, a eleição municipal deste ano, a atenção dos deputados estará voltada para eleição da Mesa Diretora. Estão concorrendo ao cargo de presidente Guilherme Maluf, candidato à reeleição, e o primeiro-vice-presidente Eduardo Botelho (PSB). Os dois são da base do governo.
A eleição acontecerá na primeira sessão ordinária de setembro.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.