A reunião com o Ministério Público Estadual (MPMT) que pode definir os próximos passos da discussão acerca do projeto que previa a anulação do Decreto Governamental que criou o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco será realizada na tarde desta quarta-feira (18). A informação é da deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente em exercício da Assembleia Legislativa.
A reunião será na sede do órgão fiscalizador e contará com a presença do deputado Valmir Moretto (Republicanos), que defende o projeto e de sindicato que representa os produtores rurais, do líder do governo na ALMT, Dilmar Dal Dal Bosco (UB) e outras lideranças.
“Pedi pro secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, mandar alguém representando o governo do Estado para acompanhar a reunião”, destacou Janaina.
Segundo a parlamentar, o objetivo é chegar a um consenso com os setores interessados (produtivo e ambiental) e elaborar um novo texto que retire do ‘parque’ as áreas abertas e já produtivas, ou seja, antropizadas, e preservar o que está intocado e o que for tocante ao turismo, como as cachoeiras e trilhas, por exemplo. Janaina lembra que essa modulação sempre foi o desejado, e jamais a extinção do parque e a degradação do meio ambiente como tem sido propagado.
De acordo com Janaina, a expectativa é que num prazo de 45 a 60 dias a proposta com a nova demarcação esteja pronta para que a Assembleia possa votar a revogação do decreto do parque nos moldes que foi criado em 92, mas, imediatamente, vote a criação do parque nos moldes do que foi pactuado com o Ministério Público.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.