O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, prometeu celeridade na análise do projeto das obras na região do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). A reunião entre o chefe do órgão e o governador Mauro Mendes (União) aconteceu na tarde desta terça-feira (2), na sede em Brasília.
Rodrigo Antonio afirmou ao governador e aos demais presentes na reunião que não pode estipular um prazo para conceder ou não o licenciamento e que existe a necessidade de um parecer do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas disse que pretende tocar o processo com celeridade para solucionar o problema na MT-251.
“O que eu posso dizer para vocês é que nós vamos fazer a análise mais célere possível, a gente tem todo o interesse de resolver. O Ibama vai fazer o seu papel. […] Eu não tenho como não consultar o ICMBio, nós vamos encaminhar imediatamente o projeto para o ICMBio. O que o Ibama puder fazer para de fato ajudar a resolver esse problema, nós vamos fazer”, declarou o presidente do Ibama em reunião transmitida pelo site VGN.
Durante o encontro, Mendes apresentou o projeto, que prevê um corte no paredão do Portão do Inferno, ao presidente do Ibama e voltou a afirmar que outras soluções foram analisadas, no entanto, demandavam mais tempo, evidenciando a urgência do caso.
“Sob o ponto de vista de execução e de custo, seria muito mais fácil só cortar um pouquinho o morro […] Já que vamos mexer, vamos resolver definitivamente o problema”, disse o governador.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.