O diretor de escola preso na manhã desta quinta-feira (31) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT) por armazenar conteúdo de abuso infantil foi identificado pelas iniciais E.B.O, de 49 anos. Além de diretor, ele também atua como professor de história na Escola Estadual João Panarotto, localizada no CPA IV, em Cuiabá. Os criminosos utilizavam plataformas digitais, ocultavam o fato de serem adultos, e induziam crianças e adolescentes a produziem conteúdos de nudez através de jogos como o Roblox.
Inicialmente, o educador era alvo apenas de busca e apreensão. No entanto, as autoridades encontraram conteúdo de abuso infantil e o prenderam em flagrante. Além disso, um jovem de 19 anos também foi preso em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) pelo mesmo crime.
As investigações foram realizadas pelo Gaeco de São José do Rio Preto e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Deinter 5. Trata-se de uma força tarefa criada entre as instituições e que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.
Com o avanço da apuração foi possível descobrir a existência de um número muito expressivo de criminosos que, dissimulando o fato de serem adultos, entram em contato com as crianças e adolescentes, por meio de variados tipos de plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez, e até mesmo de sexo, com a finalidade de consumir o material produzido e depois distribui-lo em grupos fechados de troca de mensagens, como o Telegram, o Instagram, o Signal e o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.
(Com informações da assessoria)
OUTRO LADO
Por meio de Nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Seduc) informou que o diretor já foi afastado das atividades.
"A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informa que o referido diretor já foi afastado das atividades", traz a nota na íntegra.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.