Lideranças do PCdoB se reuniram com o presidente do Partido Verde em Mato Grosso, José Roberto Stopa (PV), e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Aluízio Leite Paredes (PV), nesta quarta-feira (22). Os rumos da federação entre as siglas com o PT esteve em pauta. A conversa ocorreu dois dias antes da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleise Hoffmann, desembarcar em Mato Grosso.
O secretário de organização do PCdoB, Miranda Muniz, explicou ao HNT que o episódio foi apenas uma visita de cortesia ao vice-prefeito da capital que se recupera de cirurgia no braço após sofrer acidente de carro e que arranjos políticos ficam para convocação formal com membros da federação. Porém, Muniz admitiu que acabaram conversando sobre questões políticas.
“Foi apenas uma visita de cortesia. Não chegamos a reunir os partidos da federação. Mas é natural que uma coisa ou outra acabasse sendo falada ente nós, afinal, somos políticos”, declarou Muniz à reportagem.
Um dos assuntos tratados foram as eleições municipais em 2024, ponto polêmico dentro da federação que tem Stopa na briga para protagonizar o pleito pela prefeitura de Cuiabá. Por outro lado o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) encampa a defesa para que um petista esteja à frente da disputa.
Muniz garantiu que o PCdoB não colocará um nome para briga e avaliou a queda de braço entre PT e PV como “natural”. O secretário do Partido Comunista também citou que a situação se repete em outras aglomerações políticas, como no União Brasil em que duelam os deputados Eduardo Botelho e Fábio Garcia.
“É muito natural que os partidos apresentem nomes. Essa disputa interna acontece também no União Brasil com o Fabinho e Botelho, como dentro do PL que tem o Chico 200 e o Abílio. Mas a definição mesmo só nas convenções que serão entre julho e agosto do ano que vem. Até lá tem muita conversa”, disse Miranda Muniz.
FOCO NAS MUNICIPAIS
Stopa confirmou o encontro com o PCdoB e considera necessári a aproximação com o partido que preside a federação em 2023. O vice-prefeito de Cuiabá ainda admitiu esforços para construir candidaturas no interior do estado para fortalecer a chapa em Mato Grosso e conseguir eleger, pelo menos, um deputado federal em 2026
“Este ano vai ter reunião em Brasília com os dirigentes da nacional e é o PCdoB que vai presidir. Estamos firmes dentro do projeto para construir essa aliança estadual, eleger um bom número de prefeitos para conseguirmos mais deputados estaduais e um deputado federal”, falou Stopa com exclusividade ao HNT.
Entramos em contato com o PT, mas, não obtivemos retorno.
VISITA DE GLEISE HOFFMANN
Gleise Hoffmann vem a Mato Grosso para conversar com os militantes do PT e líderes de movimentos sindicais. A presidente da sigla desembarca no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por volta das 10h desta sexta-feira (23) e segue para compromissos em Cuiabá, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), sendo um seminário de mobilização e uma plenária com mulheres filiadas.
A agenda segue no sábado, às 9h, com um reunião aberta a petistas e movimentos populares no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (Sinttcontas).
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.