O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sinalizou que a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá podem ser patrocinadas pelo governo federal. Conforme Padilha, o presidente Lula (PT) apoia a ideia e o ministro das Cidades, Jader Filho, tem refletido sobre o projeto. Padilha não descartou a aprovação da proposição, que já está pré-selecionada para receber recursos da nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O custo do VLT Cuiabano é estimado pela prefeitura em mais de R$ 4,9 bilhões.
As afirmações de Padilha foram registradas em vídeo pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) durante o evento contra os atos antidemocráticos em Brasília, nesta segunda-feira (8). O gestor municipal está na capital do país a convite de Lula.
LEIA MAIS: Emanuel atende convocação de Lula para evento em Brasília contra atos golpistas
“A população de Cuiabá já sabe dessa parceria do presidente Lula como nosso prefeito (Emanuel Pinheiro), que vai conseguir fazer cada vez mais coisas para Cuiabá, levando recursos para Habitação, Saúde, Educação, e vamos investir forte na mobilidade urbana na cidade com o VLT", falou Padilha.
Segundo informações da assessoria da prefeitura, Emanuel irá esticar sua visita a Brasília para fazer outras reuniões sobre o assunto. Um dos gabinetes em que Pinheiro tenta conseguir uma audiência é justamente o de Jader Filho, apoiador essencial para emplacar o projeto.
"O ministro Jader Filho, ministro das Cidades, está cada vez mais compreendendo essa ideia. O prefeito trouxe a proposta, o Emanuel Filho, que é o vice-líder do nosso Governo aqui na Câmara do Deputados, também tem trazido esse tema. Então, pode contar conosco, pode contar conosco através do presidente Lula para melhorar a mobilidade urbana de Cuiabá”, disse Padilha.
O trajeto prévio do modal foi desenhado por técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O coletivo cortaria ruas do Centro Histórico a ruas mais movimentadas da cidade. Emanuel é defensor ferrenho do VLT, ignorando as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), que estão em estágio avançado na avenida da FEB, em Várzea Grande, tocada pelo governo estadual.
“O projeto do VLT Cuiabano, com seus complementos, foi pré-qualificado, foi pré-selecionado, ou seja, o sistema abriu e aceitou a nossa proposta. Com essa aprovação, será possível realizar o sonho do povo cuiabano em ter um transporte sustentável, silencioso, digno, que vai promover não só o desenvolvimento econômico, urbano e social, mas vai garantir dignidade para os usuários do transporte coletivo. Vamos virar a página do transporte coletivo, colocando Cuiabá na linha de frente das grandes cidades do Brasil e do mundo que adotaram o moderno sistema do VLT”, declarou Emanuel em tom de comemoração.
LEIA MAIS: Emanuel insiste no "VLT Cuiabano" e projeto deve entrar no novo PAC de Lula nesta semana
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.