O presidente Lula (PT) Lula destacou o papel indispensável dos povos indígenas na preservação da floresta e no enfrentamento das mudanças climáticas. As falas foram durante visita no Parque Nacional do Xingu, em São Félix do Araguaia (a cerca de 1.100 km de Cuiabá), nesta sexta-feira (4).
“Sem a proteção dos povos indígenas, o cuidado com a floresta e os rios, a crise climática teria eventos ainda mais extremos, de secas e inundações, para toda a população brasileira, sem exceção. Vocês são fundamentais para atingirmos a meta de zerarmos o desmatamento na Amazônia até 2030.”, afirmou.
O presidente ressaltou que as menores taxas de desmatamento estão em territórios indígenas, que abrigam 80% da biodiversidade do planeta.“Se alguém não compreende essa grandeza, precisa saber que as menores taxas de desmatamento estão nos territórios indígenas. Vocês nos ensinam a preservar e produzir, tirar o sustento da terra sem destruí-la .”, elogiou o presidente.
Ele destacou que, sem a proteção dos povos indígenas, a crise climática traria eventos extremos para toda a população brasileira.Lula enfatizou que estar em território Xingu é uma missão e um privilégio. Ele reiterou o compromisso do governo em respeitar, “reconhecer e assegurar os direitos dos povos indígenas, admirando e amando sua cultura.
”“Reconhecemos os seus direitos, e temos a exata noção do papel indispensável dos povos indígenas para a preservação da floresta, e para o nosso enfrentamento à mudança do clima. E isso é muito visível numa visita como a de hoje, que sobrevoamos e podemos ver do alto, o verde e o respiro que os povos indígenas entregam ao planeta.”, concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.