Mais da metade dos eleitores cuiabanos ainda não tem preferência por nenhum pré-candidato a governador de Mato Grosso no ano que vem. É o que revela pesquisa do instituto Tracking, realizada em Cuiabá nos dias 31 de março e 1 de abril com 600 eleitores.
Na modalidade estimulada, 33,8% declararam que votariam nulo ou branco ou em ninguém, enquanto outros 21,8% não souberam responder à pergunta sobre quem votar para governador se as eleições fossem agora. No total, 55,6% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos estimulados.
Na modalidade espontânea, quando não é sugerido nenhum nome ao entrevistado, a indiferença dos eleitores foi ainda pior: nada menos que 83,7% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou branco ou nenhum dos candidatos ou não responderam.
Já entre os nomes apresentados aos eleitores como possíveis candidatos, o senador Wellington Fagundes (PL) ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores de Cuiabá. Fagundes obteve 18,2% na modalidade estimulada. Já o segundo lugar ficou com o também senador Jayme Campos (União), com 15,7%.
A Tracking também estimulou os nomes do atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que ficou com 9% das intenções de voto; e também o do ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (PSB), cujo nome vem sendo cogitado por lideranças do PT e do PSD, como o deputado Lúdio Cabral e o senador Carlos Fávaro. Pátio foi a escolha de 2% dos entrevistados.
METODOLOGIA
Com 20 anos de atuação no mercado mato-grossense, a Tracking Pesquisas ouviu 600 eleitores residentes em Cuiabá nos dias 31 de março e 1º de abril, em todas as regiões da cidade.
A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.
Os questionários padronizados e estruturados foram aplicados a uma amostra domiciliar de eleitores estratificada por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.