O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) requereu a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, na Assembleia Legislativa, para que explique aos parlamentares a urgência na aprovação da criação da nova Secretaria de Justiça (Sejus-MT). A declaração ao HiperNotícias ocorreu antes de um encontro com os prefeitos eleitos no Palácio Paiaguás na manhã desta quarta-feira (27). Além de Garcia, Dal Bosco pediu que o secretário de Segurança, César Roveri e o secretário de Fazenda, Rogério Galo também componham o diálogo.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) que determina a criação da Sejus-MT foi anunciado na última segunda-feira (25) e enviado hoje à AL, pelo governador Mauro Mendes (União). A nova Pasta atuará nos sistemas prisional e socioeducativo e na política estadual sobre drogas. Dilmar acredita que por se tratar de algo “administrativo de gestão de governo”, o projeto possa ir à votação ser aprovado ainda hoje.
“Eu pedi agora pouco pro secretário Fábio Garcia que ele chame o secretário de Segurança (César Roveri) e a própria delegada geral da Polícia Civil (Daniela Maidel) e ele vai lá falar com os deputados que tiverem alguma dúvida quanto a esse projeto”, contou o deputado. Conforme Dilmar, existem delegacias que serão implementadas pelo Governo, o que também demandará projeto de lei, e essa seria a oportunidade de conversar sobre o tema, pois a Assembleia realizará quatro sessões nesta quarta.
O deputado ainda levantou a hipótese do secretário de Fazenda Rogério Galo participar da conversa para esclarecer sobre o custo de mais uma Pasta para o orçamento do Estado.
“Então só tem essa dúvida, deve participar talvez um Galo, só para tirar dúvida da questão de orçamento. Vai aproveitar o mesmo orçamento e nós temos contrato firmado com a Secretaria de Segurança, que já vai para essa nova pasta. Hoje nós temos sistema prisional, por exemplo, tem contrato específico que vai para essa nova secretaria. Então, só essa dúvida que está tendo ainda, por enquanto.”, finalizou
ANÚNCIO DA SEJUS
O deputado Dilmar Dal Bosco lembra que o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União) e outros parlamentares estiveram no anúncio da nova secretaria, que terá o delegado Vitor Hugo Bruzulato como titular, e o policial penal federal André Fernandes Ferreira será o adjunto de Administração Penitenciária. Porém, é necessário o diálogo, principalmente com quem não estava lá, e são membros da Comissão de Segurança da ALMT.
LEIA MAIS: AL vai analisar projeto de Mendes que determina criação de Secretaria de Justiça
LEIA MAIS: Mauro anuncia mudanças na segurança para que presídio não seja “home office de bandido”
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.