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Política Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 12:49 - A | A

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Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 12h:49 - A | A

ESTREIA DO HORÁRIO ELEITORAL

Candidatos apostam em família e jingles com artistas regionais para conquistar eleitores

Os programas partidários no rádio e na TV começaram a ser veiculados nesta sexta-feira (30); as transmissões seguem até o dia 3 de outubro

CAMILA RIBEIRO
Da Redação

Os programas partidários dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá estrearam no rádio e na televisão nesta sexta-feira (30). Abilio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União Brasil) apostaram em histórias de família. Lúdio Cabral (PT) foi o único a dar destaque a sua vice, discursando ao lado de Rafaela Fávaro (PSD). O candidato do PT também depositou as fichas no jingle com artistas regionais para conquistar a simpatia dos eleitores. Já, Domingos Kennedy (MDB), com o menor tempo de transmissão, destacou o perfil técnico com experiência na gestão de empresas. 

LEIA MAIS: Saiba quanto tempo de TV e rádio terá cada candidato à Prefeitura de Cuiabá; veja vídeo

Kennedy abriu o horário eleitoral. Com apenas um minuto e 19 segundos para apresentar o seu rosto à sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o partido foi econômico, utilizando o discurso de Kennedy no lançamento da campanha promovido no Hotel Fazenda Mato Grosso, na última segunda-feira (26). 

Abilio aproveitou para dar espaço à esposa, Samantha Iris (PL), que é candidata a vereadora. A mulher falou sobre as dificuldades que o casal enfrentou quando o filho passou pela cirurgia para correção da fenda no lábio em 2020, mesmo ano em que Abilio enfrentou, pela primeira vez, o desafio de ser candidato ao Alencastro. Com uma mensagem mais emotiva, o PL tentou humanizar a figura do candidato a prefeito.

Numa peça emotiva, Botelho contou como foi a infância na capital mato-grossense. Ele lembrou os anos vividos na casa do tio com os 11 primos, a necessidade de começar a trabalhar vendendo doces na porta do Cine Teatro e o início da trajetória política, impulsionado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil). "Acredito em você Botelho, acredito que com o nosso apoio vamos tirar Cuiabá do buraco", disse Mendes. A esposa do candidato, Sônia Botelho, também falou sobre o sonho do marido em comandar o Palácio Alencastro. 

Lúdio Cabral começou se apresentando. Na breve biografia, o candidato do PT destacou que é médico e um servidor público sem "negócios" com a Prefeitura de Cuiabá. Lúdio foi o único a dar protagonismo à vice, Rafaela Fávaro (PSD). Os dois apareceram caminhando na periferia da cidade. Seguindo a linha da diversidade, o programa de Lúdio foi puxado pela animação do jingle que é cantado por artistas que dominam a noite dos bares da cidade, um apelo para ganhar a atenção do público jovem. 

LEIA MAIS: Horário eleitoral gratuito começa a ser transmitido nos 142 municípios de MT nesta sexta-feira (30)

TEMPO DE PROGRAMA

Eduardo Botelho (União Brasil) lidera o ranking com 3 minutos e 50 segundos. Lúdio Cabral (PT) terá o segundo maior programa partidário com 2 minutos e 45 segundos. Abilio Brunini (PL) aparece em terceiro lugar com 2 minutos e 3 segundos. Domingos Kennedy (MDB) ficou com o menor tempo, totalizando apenas 1 minuto e 19 segundos. 

EXIBIÇÃO DO HORÁRIO ELEITORAL

Os conteúdos serão exibidos até 3 de outubro, três dias antes do 1º turno das eleições de 2024, marcado para 6 de outubro. Em eventual 2º turno, agendado para 27 de outubro, o horário eleitoral gratuito será retomado no dia 11 e veiculado até dia 25 do mesmo mês.

Em Mato Grosso, o horário eleitoral gratuito terá um alcance significativo entre os eleitores e eleitoras. Na TV, a propaganda eleitoral atingirá 68% do eleitorado mato-grossense, o que corresponde a aproximadamente 1.762.659 pessoas. Já na rádio, o alcance é ainda maior, chegando a 88%, cerca de 2.271.096 pessoas. Se considerar pelo menos uma das ferramentas, rádio ou TV, o horário eleitoral gratuito cobrirá 67% dos municípios do estado.

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