O prefeito Abilio Brunini (PL) acompanhado da sua esposa, a vereadora Samantha Iris (PL), usou suas redes sociais nesta quarta-feira (26), para denunciar que medicamentos comprados sem planejamento pela antiga gestão estão próximos de vencer. A vistoria aconteceu no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).
Ele pontuou que são mais de 1 milhão de comprimidos de Inalapril que em maio perderão a validade. “Estamos fazendo um planejamento eficiente para que esse tipo de situação não ocorra mais em Cuiabá”. No vídeo, ele mostra o estoque do medicamento que foi pago pelo poder público no valor de R$ 308 mil. “A corrupção é um grande problema na compra de medicamentos, mas a má gestão também é”.
Segundo o prefeito, a gestão passada comprou mais do que usa em todos os meses. “Sabe o que me dá raiva? Tem um milhão de comprimidos. O Inalapriu, que vai vencer em dois meses, mas falta Dipirona, porque comprou errado”, diz revoltado.
O gestor alegar estar incomodado com a situação. “Em três meses dispensou R$ 300 mil unidades, uma média de 100 mil unidades por mês. Mas ainda tem um milhão de comprimidos que em dois meses irão vencer”.
Abilio reforça a falta de planejamento para atender a demanda. “Estamos correndo para distribuir e tentando fazer permuta e mesmo assim, não vamos conseguir distribuir todos os comprimidos antes do vencimento”.
Nas imagens, o prefeito conversa com um servidor e ordena que ele mande para cada unidade de saúde uma lista dos medicamentos disponíveis no CDMIC. “Quero um planejamento eficiente na dispensação desses medicamentos. Se eu souber que a gente continua perdendo medicamento aqui por falta de planejamento na dispensação, aí o pau vai quebrar”, ameaça Abilio.
SOBRE O INALAPRIL
É um medicamento indicado para o controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração. O medicamento também pode ser utilizado para a prevenção de insuficiência cardíaca, onde age atrasando a piora dos sintomas e retardando a necessidade de hospitalização do paciente.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Sebastião 27/03/2025
Abílio ameaça sua própria gestão, se faltar remédio é ele que é culpado, Ele precisa ter um excelente gestor na Saúde e cobrar eficiência. Eli fica abrindo caixa e fiscalizando seus funcionários é ridículo.
1 comentários