O presidente Lula fez um alerta nesta quinta (31), durante reuniões com governadores e representantes do Legislativo e do Judiciário para apresentar a PEC da Segurança Pública, que as facções criminosas estão se infiltrando nas instituições, especialmente na política.
"O Comando Vermelho, PCC estão em quase todos os estados disputando eleições, elegendo vereador, quem sabe indicando pessoas para cargos importantes nas instituições", afirmou o presidente.
De acordo com Lula, "logo, logo o crime organizado vai estar participando de concurso, indicando juiz, procurador, político candidato. Essa é uma coisa que é quase incontrolável se não montar pacto federativo que envolva todos Poderes da federação, envolvido indireta ou diretamente nisso, e construir um processo que discuta desde o sistema prisional ate sistema do cadastro que cada estado tem", afirmou, conforme o jornal A Folha de S.Paulo.
Em alguns municípios de Mato Grosso, como Cuiabá e Rondonópolis, a propósito, já houve operações policiais e do Ministério Público ligando parlamentares às facções criminosas. Em 2023 o deputado estadual mato-grossense Wilson Santos (PSD) já levantou a possibilidade, segundo fontes dele, de deputados estaduais de MT estarem envolvidos com setores do crime organizado.
Pelas palvras do presidente, o caso parece ser uma realidade nacional.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.