Natural de Rosário, na Argentina, Gastón iniciou sua carreira nas categorias de base do Rosario Central. Suas boas atuações fizeram com que fosse contratado pelo Boca Juniors, onde ganhou a chance de integrar as seleções de base da Argentina.
Foi promovido à equipe principal do Boca Juniors em 2020, fazendo parte do grupo campeão da Copa da Liga e do Campeonato Argentino. No entanto, teve poucas oportunidades no time titular e foi emprestado ao Rosario Central, antes de se aventurar na Europa. Passou pelo Royal Antwerp, da Bélgica, e pelo Ajax, da Holanda. Na última temporada, fez apenas 12 jogos.
"É um zagueiro jovem, com boa saída de bola, mas também tem características que permitem atuar como lateral-esquerdo. Surgiu muito bem no futebol argentino quando era muito jovem, jogou no Boca, passou pelo futebol belga e foi contratado pelo Ajax na tentativa de substituir Lisandro Martínez, que foi vendido para o Manchester United", disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, que também revelou uma conversa entre o atleta e o técnico Juan Vojvoda.
"Ele teve um problema com lesão, já está curado, e o Fortaleza viu essa oportunidade. Vojvoda tem lembranças da sua infância como jogador, atuando em Rosário, cidade do técnico. Em uma boa conversa entre eles, ficou claro que o Fortaleza seria o clube ideal para ele recuperar sua carreira em alto nível. É um zagueiro canhoto, sua principal função, mas também tem a qualidade de atuar como lateral-esquerdo, o que é importante", destacou Paz.
O diretor de futebol do clube, Alex Santiago, também comentou a chegada do atleta, revelando que Gastón Ávila era um desejo antigo do Fortaleza. "É um jogador que vem sendo monitorado pelo Fortaleza desde a época em que estava no Boca Juniors. Ele se destacou muito no cenário sul-americano e foi campeão com o Pól Fernández em 2022. Temos a certeza absoluta de que estamos contratando um atleta motivado, que quer vir para ajudar o Fortaleza, e também que o clube será fundamental para sua evolução na carreira", afirmou Santiago.
No Fortaleza, o defensor disputará posição com Cardona, Titi, Brítez e Kuscevic, ex-Palmeiras. O clube também monitora a situação de David Luiz, que deixou o Flamengo ao final da última temporada.
O Fortaleza se prepara para a estreia no Campeonato Cearense, que será diante do Horizonte, no dia 25 de janeiro, às 16h30, no Estádio Domingão.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.