A Casa do Centro abre as portas da Galeria 705 nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, às 20h, para apresentar a nova fase do projeto Pantanal +10, intitulada "Pantanal+10 Águas", com enfoque nas mudanças dos ciclos das águas que impactam o bioma. Desde 2020, o projeto Pantanal +10, liderado pelo fotógrafo mato-grossense José Medeiros, tem documentado a situação dos pantaneiros e os impactos ambientais decorrentes de incêndios, desmatamento e garimpo ilegal, além dos efeitos da crise climática na maior planície alagável do planeta.
A proposta é registrar todo o processo de transformação do bioma até 2030. A nova exposição traz reflexões sobre a urgência de ações sustentáveis, políticas públicas e incentivos à conservação e preservação dos recursos naturais que garantam a sobrevivência do Pantanal.
Para além das belas paisagens, a mostra destaca as singularidades do povo e da cultura pantaneira, bem como a riqueza e a destruição do bioma, expostas em dezenas de fotografias de José Medeiros. Apresenta também uma instalação com a participação dos artistas Roberto de Almeida, Odecir Leotti, Gervane de Paula, Adriana Milano e Babu 78.
Haverá ainda a exibição de documentário, seguido de uma performance musical de encerramento com o violeiro André Balbino e o percussionista Mestre Josué.
Para responder à questão "Que futuro queremos para o Pantanal?", José Medeiros articula apoio de artistas, instituições, ambientalistas e movimentos sociais em um esforço coletivo para proteger a diversidade biológica e cultural do Pantanal. O objetivo central do projeto é sensibilizar a sociedade quanto aos impactos da ação humana sobre o planeta e à escassez dos recursos naturais, enfatizando que todos somos responsáveis pela crise ambiental.
SERVIÇO
Local: Galeria 705
Mostra: PANTANAL+10 ÁGUAS
Data: 05 de junho, quarta-feira
Horário: 20h ·
Endereço: rua Governador Rondon, n. 705, Centro Norte, Praça da Mandioca, Cuiabá, MT, CEP 78005-060
Contato: (65) 99272-0314
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.