A poucos dias para o início da etapa da Copa do Mundo em Cuiabá e cujo jogo de abertura reúne Chile e Austrália, no próximo dia 13, às 19 horas, Cuiabá e Várzea Grande continuam como dois grandes canteiros de obras. É uma corrida contra o tempo na busca de redução dos problemas de mobilidade urbana, com tantas obras sendo executadas simultaneamente.
Apesar de tantos obstáculos que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) enfrentou, incluindo excesso de chuvas e greves de empregados de empreiteiras que vieram de fora trabalhar em Cuiabá e Várzea Grande, o secretário Maurício Guimarães está otimista e garante que projetos ainda em andamento, como é o caso de duas trincheiras, serão concluídos até o final do ano.
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O grande sonho do Governo do Estado e da população, porém, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fica mesmo para 2015. De acordo com Guimarães, todo o equipamento do modal que vai revolucionar o transporte de massas em Cuiabá e Várzea Grande já chegou e está a caminho da capital. O VLT será o maior legado da Copa do Mundo para os usuários do transporte coletivo da Grande Cuiabá. O outro legado para a posteridade, em sua opinião, é o Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
HiperNotícias – VLT à parte, um sonho que não vira realidade mesmo até a Copa do Mundo em Cuiabá, que outras obras projetadas para a capital mato-grossense não serão entregues à população até o início do magno certame?
Maurício Guimarães – O VLT é um sonho que está se tornando realidade, se não para a Copa do Mundo, para nós da cidade e da região. A conclusão da obra será no fim do ano, e a implantação do modal de transporte, a partir de 2015, vai transformar a qualidade de vida da nossa população, principalmente de quem usa o transporte público. As obras que serão entregues depois da Copa do Mundo são a trincheira Jurumirim/Trabalhadores; Santa Rosa; e o Complexo do Tijucal. E, dentro desse conjunto, estão as obras de arte que fazem parte do modal do VLT, como o viaduto da Beira-Rio, a trincheira Luiz Felipe, a passagem em nível Trigo de Loureiro e a implantação da via permanente. Todas essas obras continuarão a ser executadas durante 2014.
HiperNotícias – Um dos mais polêmicos projetos da Copa do Mundo em Cuiabá é o da Arena Pantanal, que com um custo inicial previsto de R$ 342 milhões, passou depois para R$ 598 milhões e já se fala que com sucessivos aditivos vai chegar a R$ 718 milhões. Qual será, de fato, o custo final do estádio?
Maurício Guimarães – Quinhentos e setenta milhões pelos valores contratuais. Este é o valor final de contrato da Arena Pantanal, conforme a Matriz de Responsabilidades.
HiperNotícias – Qual foi o custo de cada um dos elevados – para muita gente uma grande novidade – construídos para facilitar a mobilidade urbana na capital?
Maurício Guimarães – Viaduto Dom Orlando Chaves: R$ 16,7 milhões; Viaduto Despraiado: R$ 21,2 milhões. O VLT é uma obra contratada em RDC e tem valor integral de R$ 1.477 bilhão, incluindo as obras de arte, material rodante, projetos, licenciamentos e sistema.
HiperNotícias – Engenheiros civis, como o ex-governador e ex-prefeito da capital, Frederico Campos, e da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da UFMT tem criticado os projetos dos elevados de Cuiabá, afirmando que foram simplesmente “copiados” dos que existem em outros estados. É verdade?
Maurício Guimarães – Os projetos que estão sendo executados são aqueles planejados de acordo com o último plano de mobilidade da região metropolitana. Todos os viadutos e trincheiras no Brasil têm a mesma metodologia de construção e o mesmo modal. No Brasil inteiro é dessa forma, então, não há como dizer que foi copiado. O que vale é a execução da obra e a solução de um conflito, ou por viaduto ou por trincheira.
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HiperNotícias – A população, principalmente a motorizada, reclama que a extinta Agecopa e a Secopa demoraram demais a iniciar as obras de mobilidade urbana, e que a execução simultânea de muitos projetos resultou em verdadeiro caos no trânsito. Que fatores determinaram a demora para a largada das obras?
Maurício Guimarães – Nós tivemos um período entre o anúncio das cidades-sede para a Copa do Mundo e aquele em que efetivamente começaram a execução dos projetos. São muitas obras sendo executadas ao mesmo tempo. Mas não poderíamos deixar Cuiabá perder essa oportunidade. Isso exigiu coragem para transformarmos a cidade em tão pouco tempo. Mas o resultado para o cidadão será a melhoria da qualidade de ir e vir, principalmente daquele que utiliza o transporte público.
HiperNotícias – Não há riscos de projetos que não serão concluídos nesses pouco mais de 15 dias para início da Copa do Mundo em Cuiabá ser abandonados pelas empreiteiras que estão executando as obras?
Maurício Guimarães – Grande parte desses projetos será concluída até a Copa. Outros serão finalizados em no máximo 30 dias depois do Mundial. Apenas o VLT vai continuar em execução, projeto que está sob a responsabilidade do consórcio composto por empresas sérias no Brasil. O material rodante já está todo no país, 33 carros aqui no Centro de Manutenção, em Várzea Grande, quatro no Porto e outros três estão chegando. Não há motivo para se falar em abandono de obra. Há, sim, a cobrança e a execução até o fim do contrato, que hoje estão estabelecidos com o poder público.
HiperNotícias – Na condição de secretaria extraordinária, a Secopa será extinta depois da Copa do Mundo em Cuiabá ou vai continuar acompanhando as obras projetadas que não forem concluídas até o evento futebolístico?
Maurício Guimarães – De acordo com a lei que criou a Secopa, a secretaria funcionará até 31 de dezembro de 2014. E esperamos concluir todas as obras até o prazo final de extinção da Secopa.
HiperNotícias – Outra preocupação da população cuiabana: e se o atual governo não fizer o sucessor, não há riscos de o futuro governo estadual não dar continuidade às obras, como pode ocorrer com o próprio VLT, como geralmente acontece no Brasil?
Maurício Guimarães – A população, quando elege um governador, está elegendo um projeto. Não vejo como qualquer candidato, que assumir o compromisso de governar o Estado, possa abandonar uma obra tão importante como o VLT, que visa modernizar o sistema de transporte público da nossa região. Então, vendo por esta perspectiva de desenvolvimento do Estado, é pouco provável que algum governante não priorize a conclusão desse projeto, que vai beneficiar e mudar a vida de quem hoje usa o transporte público.
HiperNotícias – Os gastos com a preparação de Cuiabá para realizar uma das séries da Copa do Mundo estão dentro das previsões? Qual era o investimento estimado e a quanto já chegou até hoje?
Maurício Guimarães – Nós tínhamos previsto R$ 2,75 bilhões de investimento. Desde a execução, houve um aumento entre 7% e 8% de alguns aditivos de projetos, que também são investimentos. Do projeto inicial de R$ 2,75 bilhões, fechamos com R$ 2, 82 bilhões.
HiperNotícias – Com relação a desapropriações necessárias para execução de obras de mobilidade urbana e também do VLT a Secopa tem enfrentado muitos problemas? Se tem, quais os mais complicados e de difícil solução?
Maurício Guimarães – Apesar de ser a primeira vez que enfrentamos essa questão da desapropriação, numa cidade que vai fazer 300 anos e que não tem como alargar as vias sem desapropriar, a população impactada tem compreendido a necessidade de liberar as áreas, com exceção de alguns casos pontuais. A desapropriação foi um ingrediente que impactou todo o processo, e não uma ou outra obra. Tivemos alguns casos de difícil solução, mas a Justiça entendeu que o bem público prevalece sobre o interesse individual.
HiperNotícias – A Secopa já está pagando as indenizações dos proprietários de imóveis, incluindo dois prédios de quatro andares, e comerciantes das imediações do local do Morro da Luz onde vai funcionar uma das principais paradas do VLT na Prainha e dos quais alguns faliram porque foram intimados a sair às pressas de seus estabelecimentos sem tempo para se instalarem na região central da capital?
Maurício Guimarães – Nessa região nós temos duas situações: a dos proprietários, que tiveram imóveis desapropriados/expropriados, e os locatários, que são aqueles que tiveram os contratos rescindidos. Desde 2011, quando foram feitas as primeiras audiências públicas, estamos discutindo e mostrando o VLT para a sociedade. Há mais de três anos a população sabe que aquelas áreas seriam atingidas, foi informada sobre os projetos e os processos. As pessoas sabiam que seriam atingidas, principalmente os locatários, que tiveram tempo sim de buscar alternativas. O que nós fizemos foi a desapropriação do imóvel do proprietário.
HiperNotícias – Como o senhor avalia esses protestos dos cuiabanos – e dos brasileiros, de modo geral – contra o que consideram excesso de gastos com a Copa do Mundo?
Maurício Guimarães – No estado de Mato Grosso, nós não tivemos gastos com a Copa do Mundo, nós tivemos investimentos. São investimentos na mobilidade urbana que há mais de 50 anos não eram feitos na região. Agora é um fato, é uma oportunidade, é um momento novo da sociedade ir às ruas mostrar a sua indignação com algumas políticas públicas, ou com algumas questões de políticas públicas. Isso é legítimo, isso faz com que nós consolidemos mais a nossa democracia. Mas aqui em Cuiabá as pessoas estão demonstrando o seu descontentamento de forma pacífica. Acredito que o cidadão que avaliar as manifestações do último ano verá que a principal reivindicação é aquilo que estamos atacando de frente, ou seja, a qualidade do transporte público.
HiperNotícias – Com tantos problemas que fazem parte do seu dia a dia para dar conta da estrutura física de um evento dessa envergadura, o senhor toparia, se fosse preciso, encarar esse desafio de novo?
Maurício Guimarães – Com certeza absoluta! Porque são desafios do gestor público, do homem público, do funcionário público que sou. Ao final desse processo eu poderei dizer à sociedade que trabalhei muito para transformar, para executar e para que a população tenha uma qualidade de vida melhor. Para quem usa carro, poder sair e chegar com mais rapidez, fazendo um menor percurso. Mas o que me deixa mais orgulhoso é estar tocando um projeto que vai fazer com que o cidadão que usa o transporte público o faça com dignidade.
HiperNotícias – Quais serão, efetivamente, os maiores legados que a Copa do Mundo vai deixar para Cuiabá?
Maurício Guimarães – Transformação na mobilidade urbana, aeroporto com a capacidade duplicada, novo modal de transportes. Visibilidade mundial da cultura, do turismo, da gastronomia, das belezas naturais e do potencial econômico do Estado. Também a experiência na realização de grandes eventos, investimentos na rede hoteleira e de serviços.
Carlos Nunes 29/05/2014
Caberá ao novo governador não cair na conversa mole prá boi dormir. Tem é que, já no começo do mandato, determinar que se faça uma Auditoria minuciosa, sobre tudo o que já aconteceu com o DINHEIRO PÚBLICO, tintin por tintin, centavo por centavo - uma espécie de GPS do dinheiro, da onde saiu, prá onde foi, terminou na mão de Quem? Houve uma EMPRESTAÇÃO DANADA do BNDES, da Caixa, para nós pagarmos depois...houve desvios do dinheiro do FETHAB, que era prá ir para os 141 municípios e foi empregado nas obras da Copa; houve cortes da Verba da Saúde, e outras áreas para sobrar dinheiro para as Obras da Copa. Além disso que todas as Notas Fiscais e outros documentos semelhantes, principalmente aqueles de grande valor, sejam pereciados, para ver a procedência, e tirar a prova dos nove para saber se não frias, algumas geladas. Senão, depois que o novo governador assumir e descobrirem irregularidades...ele virá que a conversa mole de que NÃO SABIA DE NADA. E nem procurou saber? Resta perguntar: Qual dos candidatos a governador, realmente está preocupado com o DINHEIRO PÚBLICO? Que é o Nosso Dinheiro - fruto do Nosso Trabalho e do Pagamento dos Impostos. Ou vai continuar tudo igual: só toma providências, depois que a Casa é arrombada. E a notícia aparece no Fantástico, ou na Veja.
Marcelo Mattos 28/05/2014
O maior engodo que os responsáveis pelo VLT continuam insistindo é de que sua operação será em 2015, porem ninguém explica quantos km estarão concluídos. Para mim na melhor das hipóteses apenas o trecho de 5 km do Aeroporto ao Bairro do Porto estará pronto. E os demais 17 km que miguem comenta nada? Já resolveram como o VLT fará a curva da Prainha para acesso ao Coxipó? E o Morro da Luz, cujo declive acentuado não permite a subida do equipamento? De onde vão sair os recursos de R$ 1,3 bilhão cujo orçamento está totalmente subestimado, devendo atingir perto de R$ 3,5 bilhões? Só prometer que o VLT vai operar em 2015 sem esclarecer essas dúvidas elementares é abusar da paciência alheia e superestimar a ignorância e burrice do povo. Assim não dá, definitivamente.
thiago 28/05/2014
Incompetência! Superfaturamento e desvio de dinheiro Publico , oque e de deixar indignado e que o poder publico que teria que ficar no Pe desses malandros nao estão , ai so quando todo o secretariado mudar ai iram ficar chantando cachorro morto
Juca do Pequi 28/05/2014
56 obras anunciadas, pouquíssimas concluídas e só falam sobre o VLT que ficará para 2015? E as outras 50? Estão pensando que enganam o povo é?
Zé da Silva 28/05/2014
Das 56 obras anunciadas, quantas ficarão prontas até 12 de Junho? Alguém pode responder?
João de Deus 28/05/2014
O que esse cidadão fala não se escreve, a SECOPA deveria ficar até até o final de 2014 mas para torrar o dinheiro publico e por incompetência e ma gestão ficará até 2015. gestores assim deveriam estar na cadeia com seus padrinhos pois se a policia federal buscar achará na Secopa o maior ralo de desvio de dinheiro publico desse estado. |POLICIA FEDERAL CADÊ VOCÊ QUE ATÈ AGORA NÃO FIZERAM NADA. VAMOS AGIR. INVESTIGUEM A SEROUBA TAMBÉM.
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