A Fifa, responsável pela segurança nas imediações e dentro da Arena Pantanal, prometeu endurecer o jogo nas revistas pessoais aos torcedores que forem acompanhar os próximos três jogos da Copa do Mundo marcados para acontecer em Cuiabá. Tudo por conta dos três rojões que foram disparados na partida entre Chile e Austrália, na última sexta-feira (13), em Cuiabá. O episódio acontecido na Arena Pantanal demonstrou falha na segurança estabelecida pela Fifa.
|
Na cartilha de segurança distribuída pela realizadora do evento mundial é claro o parágrafo que proíbe qualquer tipo de explosivo dentro dos estádios, porém um chileno conseguiu entrar com os fogos e após o terceiro gol em cima da Austrália os artefatos foram disparados.
O momento marcou manchetes dos principais jornais esportivos do país e foi rotulado como o primeiro caso de “insegurança padrão Fifa”. Em resposta ao acontecido, o porta-voz do Comitê Organizador Local (COL) Saint Claire Milesi, informou que "é inadmissível o torcedor fazer isso, como também é nós permitirmos. Então está sendo discutido para a revista ser ainda mais restrita, tanto na entrada do estádio quanto no perímetro”, disse ao site oficial do COL.
Para o Secretário da Secopa de Mato Grosso, Maurício Guimarães, o estado não tem responsabilidade alguma com o acontecido, tendo em vista que dentro da Arena Pantanal a segurança é por conta da Federação Internacional de Futebol.
“A Secopa não tem culpa de nada. A segurança lá dentro da Arena é da Fifa e se entraram com rojões eles falharam”, disse Maurício, que tirando o acontecido no meio da torcida chilena, classificou como um “show” o primeiro jogo da Copa do Mundo, em Cuiabá.
“Nós só temos a agradecer a cada um que lotou e soube usufruir da primeira partida na Arena Pantanal. Foi um verdadeiro show nas arquibancadas e tudo foi marcado pela festa de quem foi e se divertiu. Turistas e cuiabanos juntos em uma só festa”, disse o secretário, que esperava como nunca esse primeiro jogo na Arena Pantanal.
Na próxima terça-feira (17) jogam em Cuiabá Rússia e Coreia do Sul. Depois disso jogam Bósnia e Nigéria no dia 21 e Japão e Colômbia no dia 24. A Fifa garante que a segurança será reforçada em todos os estádios da copa.