O “Viaduto Jamil Boutros Nadaf” como será conhecido o viaduto da Sefaz foi entregue à população em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (10), e a homenagem póstuma ao pai do chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, permanece mesmo com a polêmica em torno do nome do elevado.
A obra deveria ser batizada de “Grande Templo” conforme projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal e os vereadores acionaram o Ministério Público do Estado (MPE) para intervir na mudança do nome. Contudo, nada impediu a homenagem feita a Jamil Nadaf, que foi ex-presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).
|
Segundo o governador Silval Barbosa (PMDB), o nome já está escolhido e não tem volta. "Escolhemos o nome do Jamil, pois ele trabalhou nesta região e fez muito pela nossa cidade. O grande templo já é uma referência para quem mora por aqui e será o nome do ponto de parada do VLT. Estação VLT”, afirmou.
O viaduto possui 278 metros e é uma das de sete obras de artes do pacote de R$ 1,477 bilhão para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A obra já era para estar em funcionamento, porém, uma semana antes da entrega em setembro passado, o asfalto cedeu e teve que ser refeito. "Era para ser entregue alguns dias atrás, mas teve que passar por algumas correções. O importante é que hoje estamos entregando essa obra", assegurou.
No entanto, mesmo depois de inaugurada nesta segunda, o trânsito só será liberado na terça-feira (11). “O tráfego só será liberado na madrugada de terça-feira em razão da quantidade de veículos na região. Durante toda a segunda-feira, iremos alertar a população das mudanças e alterações nas vias da região do Centro Político Administrativo, uma das regiões mais movimentadas da capital”, explicou Silval.
|
NOVAS INAUGURAÇÕES
Na inauguração, o governador aproveitou ainda para anunciar a liberação do Viaduto da MT-040, no entroncamento da Avenida Fernando Corrêa com a rodovia que dá acesso a Santo Antônio de Leverger.
A obra será entregue na próxima quarta-feira (12), “Não será uma inauguração, mas vamos liberar o tráfego sobre o viaduto e tirar o trânsito de dentro dos bairros, liberando o acesso principal à Avenida Fernando Corrêa da Costa”, disse.
Até o mês de março, segundo Silval, também será liberado o trânsito no viaduto que integra o Complexo do Tijucal. “Acredito que, até o final deste mês ou início de março, vamos conseguir liberar o trânsito pela parte de cima do viaduto do Tijucal”, finalizou