A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou os programas Vigia Mais MT e Vigia Mais Motorista a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e representantes do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. Medidas visam a implementação do "botão do pânico" e monitoramento dos pontos de maior concentração de passageiros. Nas duas cidades, operam seis empresas com a frota de aproximadamente 600 veículos e dois mil motoristas.
Em Cuiabá e Várzea Grande, circulam cerca de 230 mil passageiros por dia. Conforme o gerente operacional na MTU, Marcos Assis Braga, o objetivo é fazer a adesão aos dois programas da Sesp.
“Os motoristas sempre pedem mais câmeras, e esse sistema com certeza traria mais segurança e praticidade tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros”, disse.
“Vamos levar para nossa diretoria essa proposta. A princípio, achamos muito interessante essa funcionalidade, especialmente para as nossas estações e terminais, onde temos um fluxo muito grande de passageiros e também uma alta ocorrência de incidentes. Pretendemos discutir também com o nosso sindicato e com os motoristas para que essa proposta chegue até os nossos funcionários”, completou.
O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Cláudio Álvares Sant'Ana, afirmou que a parceria com a MTU e empresas de ônibus irá integrar os dois programas, pois, além de fornecer o botão do pânico aos motoristas, poderá monitorar os pontos com grande concentração de passageiros.
“O botão do pânico gera uma conexão direta do motorista com a central de operações e o trabalhador poderá informar ocorrências de roubos, furtos, porte de droga, importação, violência doméstica e outros crimes que presenciar durante o transporte. E com as câmeras de segurança, também poderemos capturar imagens desses suspeitos, gerando mais segurança para trabalhadores, passageiros e população como um todo. Com essa parceria, vamos ampliar a atuação policial, garantindo o menor tempo de resposta às ocorrências, ao identificar e prender os suspeitos. Isso representa um grande avanço para a segurança da população usuária do transporte público em Cuiabá e Várzea Grande”, pontuou.
VIGIA MAIS MOTORISTA E VIGIA MAIS MT
O programa Vigia Mais Motorista foi criado em julho de 2024 com o objetivo de melhorar a segurança dos motoristas profissionais em Mato Grosso. A Sesp-MT disponibiliza um sistema de comunicação direta entre os trabalhadores e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), garantindo o menor tempo de resposta às ocorrências.
Sem custo ao usuário, o Vigia Mais Motorista oferece um botão de pânico por meio de um aplicativo disponível para iOS e Android, permitindo chamadas de emergência e comunicação via chat com o operador das centrais de operações. Outra opção disponível é um botão de pânico físico.
Lançado em março de 2023 com investimento de R$ 30 milhões, o Vigia Mais MT faz entrega gratuita de câmeras com nobreak, switch e armários aos 142 municípios, que ficarão responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos. O Governo firma termos de cooperação com as prefeituras, empresas, associações, entre outros, para a cessão dos equipamentos.
Cada modelo de câmera tem uma funcionalidade. As OCRs, por exemplo, fazem a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real. Já as Speed Domes captam imagens em 360 graus com alcance de 2km.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.