A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) notificou a empresa transportadora de produtos agrícolas por suspeita de fumaça tóxica, em Sorriso (a 420 km de Cuiabá). Um incêndio de grande proporção no armazém da empresa, ocorrido na noite de sábado (8), consumiu todo o material de defensivos agrícolas, gerando uma possível fumaça tóxica em toda a cidade.
A Sema notificou a empresa para apresentar informações sobre quais produtos e volumes que estavam armazenados no depósito incendiado. A Pasta informou ainda que monitora a empresa na construção de diques de contenção para evitar que o material contaminado atinja o rio Teles Pires, no município.
O efluente está sendo bombeado para um 'tanque-pulmão' construído para receber estes resíduos e, em seguida, devem ser encaminhados para destinação final. Conforme a Sema, o material que já foi contaminado, como a terra, está sendo condicionada em caçambas à destinação final.
Técnicos do órgão ambiental acompanham a perícia e o serviço de descontaminação na área. O levantamento está sendo feito pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A Politec de Sorriso foi acionada para fazer o estudo e encaminhou um perito de Sinop para acompanhar as investigações.
O INCÊNDIO
O armazém de defensivos agrícolas pegou fogo na noite de sábado (8), em Sorriso, e uma nuvem de fumaça tomou conta da cidade.
Após o incêndio no armazém do galpão, os peritos constataram a existência de diversos tipos de defensivos agrícolas queimados, que apresentavam faixa amarela e azul, considerados moderadamente tóxicos e pouco tóxicos, como carbendazim, atrazina, glifosato e fertilizante mineral misto.
Uma equipe da Sema e do Núcleo Integrado de Fiscalização do município de Sorriso esteve no local e constatou que o incêndio apresentava risco de contaminação ambiental no entorno da empresa, em decorrência do escoamento do material tóxico no meio ambiente.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.