Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) está em estado de alerta devido à epidemia de dengue, zika e chikungunya. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (24), a Secretária de Saúde, Tânia Balbinotti, apresentou as ações emergenciais para conter a situação de crise sanitária.
Tânia destacou a gravidade da superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que concentra grande parte dos atendimentos no município. Como uma das medidas emergenciais, a secretária decidiu doar R$ 16 mil da sua conta particular para a aquisição de soro e anticoagulantes da UPA, essenciais na hidratação de pacientes acometidos por arboviroses.
Apesar de afirmar que o ideal é fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS), mais conhecidas como PSF, para o atendimento primário. E orientação a população a procurar as unidades mais próximas a residência.
Tânia é esposa do megaempresário Odílio Balbinotti, conhecido como "rei das sementes" e por ser o maior doador das campanhas bolsonaristas. O valor doado supera até mesmo seu salário como secretária de Saúde.
Durante a entrevista, Tânia ressaltou a importância da colaboração entre poder público e população. E falou sobre as medidas em andamento pelo Executivo Municipal, como a limpeza de áreas públicas, ações de vigilância sanitária, capacitação de profissionais, revisão do procedimento de notificação de casos suspeitos, reforço na qualidade dos insumos de tratamento, conscientização da população e acompanhamento continuo.
"Nós temos que, ao mesmo tempo, tentar diminuir o número de mosquitos e isso só se faz através da limpeza das áreas públicas e da conscientização da população, porque é preciso fazer a limpeza. Qualquer objeto que acumule água pode estar sendo usado pelas fêmeas do mosquito para depositar seus ovos, que viram larvas e, posteriormente, o mosquito. Essa limpeza é o fronte para diminuir a quantidade de mosquitos, da contaminação e que mais pessoas fiquem doentes." Informações do Agora MT
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.