A primeira etapa do Parque Tecnológico de Mato Grosso, localizado no Chapéu do Sol em Várzea Grande, será inaugurado ainda neste semestre, segundo o diretor-presidente Rafael Bastos disse ao HNT TV. A expectativa é que o Centro Tecnológico abra as portas em maio, próximo ao aniversário da cidade. O local concentrará um "hub" de criatividade e já começa com um projeto pioneiro, recebendo a instalação do primeiro supercomputador de microclima do Brasil.
O equipamento faz medições precisas, sendo um reforço importante ao agronegócio. Rafael Bastos destacou que pesquisa da Golden prospecta que os produtores rurais passem a economizar até 25% com os dados em mãos que indicarão o melhor período do ano para plantar e colher.
"Vai ser um ganho enorme pois os produtores vão conseguir fazer um planejamento de produção a partir do clima, teremos 25% de melhoria no custeio em qualquer setor, com aumento produtivos a partir deste investimento em tecnologia", falou Bastos ao apresentador do podcast e diretor de jornalismo do HTN, Kleber Lima.
"CASAMENTO DE OPORTUNIDADES"
O Centro Tecnológico é classificado pelo diretor-presidente como o "coração" do parque. A proposta é que o prédio com mais de 3 mil metros, totalizando ao todo 17 hectares, integre pesquisadores, a academia e o governo para que em conjunto busquem soluções criativas aos problemas sociais. Segundo Bastos, é um verdadeiro "casamento de oportunidades".
O Chapéu do Sol foi escolhido para a instalação por concentrar campus da Unemat, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e IFMT, facilitando o trânsito dos alunos ao centro de pesquisa.
"O parque tem o centro como o seu coração, um hub de integração entre as hélices que compõem a inovação e tecnologia no Brasil. O Chapéu do Sol tem haver com a viabilidade técnica, sua localização", explicou.
FABRICAÇÃO DE DRONES EM VG
Bastos adiantou ao HNT TV que os jovens terão a oportunidade de participar de projeto articulado nos bastidores com a Universidade da Alemanha. Eles desenvolverão o software que comandará a estrutura que também será fabricada pelos universitários.
"O Parque Tecnológico parque vai gerar esse monte de oportunidades pela localização e biomas que Mato Grosso tem", concluiu.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.