Mato Grosso já registra um total de 44 ocorrências de acidentes, acidentes fatais e fatalidades com aeronaves em 2024, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O número já é superior que o registrado em todo ano de 2023 que foram apenas 38 ocorrências, representando alta de 5%. O Estado concentra uma frota de 600 aviões agrícolas, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o que é apontado como causa para grande número de acidentes, envolvendo, principalmente, as aeronaves de pequeno porte. Caso mais recente ocorreu na noite desta quinta-feira (26), em Cuiabá, quando uma aeronave caiu na região do Pedra 90. Quatro pessoas ficaram feridas.
Conforme os dados, em 2023 foram 26 acidentes, quatro acidentes fatais e oito fatalidades. Já neste ano, o número de acidentes é de 25, os acidentes fatais subiram para oito e fatalidades somam 13 registros.
Em 2024, segundo o Cenipa, entre as principais causas dos acidentes estão falha ou mau funcionamento de sistema, operação (voo) a baixa altitude, perda de controle em voo, falha ou mau funcionamento do motor e excursão de pista.
Além disso, o Cenipa faz recorte de incidente com 33 ocorrências e incidentes graves com nove ocorrências. Entre as principais causas dos incidentes estão colisões com aves e falha ou mau funcionamento de sistema.
MAIOR FROTA AGRÍCOLA
Segundo o Sindag, Mato Grosso conta atualmente com uma frota de 600 aviões agrícolas, representado 24,67% da frota do País. O grande número de aviões usados no agronegócio é apontado como causa para o grande número de acidentes no Estado. São 367 aviões operando em fazendas próprias e 232 aeronaves para serviços terceirizados.
CASOS RECENTES
Nesta semana, uma aeronave, modelo Cessna Aircraft T182T, caiu em uma região de mata do bairro Pedra 90 em Cuiabá. A bordo, estavam quatro pessoas que sobrevivem a queda. Todas as vítimas foram socorridas e levadas para o hospital. O piloto da aeronave contou que o motor do avião parou durante o voo, provocando a queda.
LEIA MAIS: depois de sofrer acidente aéreo, piloto faz chamada de vídeo com amigos; assista
Já no mês passado, no dia 15 de agosto, uma aeronave modelo King Air, caiu em uma área de mata de Apiacás (936 km de Cuiabá), matando cinco pessoas. A Polícia Militar informou que o avião saiu de uma pousada às margens do rio Teles Pires e caiu 50 minutos após a decolagem.
LEIA MAIS: queda de avião em Apiacás mata empresário e outras quatro pessoas
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.