Morreu na manhã desta terça-feira (30) o gato que responde pelo nome de Chico, depois de passar por uma cirurgia em Sinop (479 km de Cuiabá). Chico era um gato de rua e foi encontrado com uma flecha atravessada no corpo, no último domingo. Além disso, Chico tinha um projétil de chumbinho alojado no organismo. Ele apareceu na casa de uma moradora que alimentava o animal diariamente. Até o momento, o suspeito de ter maltrato o animal não foi identificado.
A morte foi confirmada pela clínica onde Chico passou por cirurgia e ficou internado. Por meio de nota, o veterinário Kennedy, que cuidou do animal, explicou que as complicações que levaram a esse desfecho foram amenizadas de todas as formas, com todo o socorro prestado e os procedimentos que foram realizados com sucesso em Chico. Contudo, ele não resistiu ao pós-operatório, um risco que o animal corria devido a todos os ferimentos que tinha.
LEIA MAIS: gato de rua é resgatado com flecha atravessada no corpo; veja vídeo
"Esse era um risco que ele ainda corria, após 24 horas de pós-operatório, ele apresentou complicações relacionadas ao quadro de sepse, que ocasionou o óbito", diz trecho da nota.
Além da flecha atravessada em seu corpo, Chico também tinha uma espécie de chumbinho de uma arma de pressão na região do tórax. "Acreditamos que esse projétil não seja de ontem (domingo), é de algo passado", disse o Kennedy em entrevista à TV Centro América.
"Lutamos juntos com o Chico desde o início. Perdê-lo jamais foi uma opção, porém, existem certas situações que nos fogem das mãos", finalizou.
MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS
O artigo 32, da lei n° 9.605/1998, conhecida como lei de crimes ambientais, prêve a prisão de três um ano e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O parágrafo 2° do artigo diz que a pena é aumentada se ocorre morte do animal, como no caso de Chico.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
LUIZ CARLOS BRITO DUARTE 30/01/2024
Deus proteja os animais de tanta crueldade
1 comentários