A Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, justificou a falta da coleta de lixo no Mercado do Porto, em razão de atoleiros e as péssimas condições do terreno. Por meio de ofício, a empresa ainda cobrou melhorias no local, como cascalho de qualidade ou concreto. Nesta quinta-feira, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) vistoriou o local e identificou o descarte irregular de lixo numa área de preservação ambiental.
Segundo a empresa, alguns contêineres instalados no local para o descarte não possuem rodas, dificultando a movimentação até os caminhões coletores.
"Tendo em vista o volume de resíduos gerados nesta feira, há necessidade premente de instalação de mais contêineres visto que o existente não está sendo suficiente para suportar todo o volume gerado", traz o documento.
"[...] solicitamos que sejam feitas melhorias nas condições do terreno para que quando houver chuvas a drenagem do local não impeçam os caminhões compactadores de realizar a coleta dos resíduos", completa.
LEIA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA
Ofício 094/030/2024
À Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Cuiabá
Empresa Cuiabana de Limpeza urbana – LIMPURB
Av. Fernando Correa da Costa, 433
Bairro São Francisco – Cuiabá / MT
a/c sr. Leonardo Pereira de Souza
Ref.: coleta de resíduos feira do porto
Senhor,
A LOCAR Saneamento detentora da titularidade do Contrato Administrativo nº 448/2024/PMC, Concorrência Pública nº 037/2024/PMC, Processo Administrativo nº34.700/2024 vem através informar que a falta de coleta na feira do porto, conforme apontada por munícipe e encaminhada a nós pela fiscalização de Limpurb é fato verídico e esta coleta não se realiza em razão da impossibilidade de trânsito dos caminhões coletores compactadores de se aproximar dos contêineres sem ficarem atolados no barro que rodeia o local, indicando as péssimas condições do terreno.
Serve este também para solicitar melhorias no local onde estão instalados os contêineres para depósito dos resíduos da feira, ordenando os contêineres em um local que não haja empoçamento de águas de chuva.
É mister também que sejam feitas melhorias no piso do mesmo com cascalho de qualidade ou mesmo uma área concretada. Percebe-se pelas fotos que alguns contêineres nem rodas possuem, dificultando ainda mais a movimentação destes até os caminhões coletores.
Tendo em vista o volume de resíduos gerados nesta feira, há necessidade premente de instalação de mais contêineres visto que o existente não está sendo suficiente para suportar todo o volume gerado.
Ressalte-se que, conforme demonstrado em relatório fotográfico, o local onde os contêineres são deixados é de solo, não havendo qualquer preparo para receber um caminhão compactador, que por si só já tem um PBT que o impede de adentrar em áreas semelhantes à essa.
Assim solicitamos que sejam feitas melhorias nas condições do terreno para que quando houver chuvas a drenagem do local não impeçam dos caminhões compactadores de realizar a coleta dos resíduos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.