O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), acabou com a limitação de atendimentos em postos de saúde por bairro ou horário agendado. Por meio de vídeo, ele orientou os médicos, enfermeiros e demais servidores da rede primária de saúde a cumprir a legislação, atendendo todos os que procuraram os locais.
"Todas as unidades basicas de saúde, posto de saúde, todo que atendem na ponta da rede primária: vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem", orientou Abilio.
Ao lado da secretária Municipal de Saúde, Lucia Helena Sampaio, o prefeito disse que não será dado continuidade a divisão por bairros, adotada pela gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). De acordo com ele, não deve existir limitação por "território".
"Não tem como discriminar por bairro. Acabou esse negócio. Área de abrangência é para a Saúde da Família. Todas as unidades de saúde básica não tem limitação de território para atendimento. Então, qualquer unidade de saúde tem que atender qualquer pessoa sem agendamento. Não tem a necessidade mais de agendamento. O dia inteiro, do primeiro horário da manhã até o último horário do fim do expediente", determinou Abilio.
O programa Saúde da Família foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1994. Eles funcionam dentro dos postos de saúde, atendendo as comunidade locais. As ações são planejadas de acordo com as necessidades de cada região.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.