Um levantamento feito pelo portal Metrópoles apontou a falta de vacina Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral em Mato Grosso. Ao total, onze estados e o Distrito Federal relataram falta de imunizantes. O levantamento foi feito junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgado nesta segunda-feira (11).
A vacina tríplice viral previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a varicela previne a catapora e a febre amarela que evita a contaminação pela doença que recebe o mesmo nome.
Ao Metrópoles, o Ministério da Saúde informou no mês de outubro que os imunizantes contra febre amarela, varicela, HPV, tríplice viral e DTP foram distribuídos de acordo com a disponibilidade de aquisição no mercado e entrega das doses por parte dos fornecedores.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
“O Ministério da Saúde reforça o seu compromisso em garantir a distribuição de vacinas para a proteção e assistência adequada à população brasileira, estruturando estratégias para garantir o abastecimento adequado de todas as vacinas.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza 48 imunobiológicos, sendo 31 somente vacinas. No mês de outubro, os imunizantes contra febre amarela, varicela, HPV, tríplice viral e DTP foram distribuídas de acordo com a disponibilidade de aquisição no mercado e entrega das doses por parte dos fornecedores.
Já em novembro, as vacinas de febre amarela, hepatite B, Dupla Adulto (dT) e DTPa tiveram a distribuição regularizada nos territórios. As doses de HPV, Menigo C e Menigo ACWY foram recompostas em cerca de 80%.
Em relação às vacinas da Covid-19, recentemente, a pasta concluiu a distribuição das doses para 26 estados e o Distrito Federal. A entrega faz parte de um lote de 1,2 milhão de doses adquiridas por compra emergencial de imunizantes atualizados. Além disso, um novo pregão foi concluído recentemente para a aquisição de mais 69 milhões de doses, garantindo proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos.”
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.