Até a próxima segunda-feira (30), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão realizando queimadas prescritas em localidades de Chapada dos Guimarães. A medida visa preparar a vegetação da região de forma a evitar que incêndios florestais se propaguem durante o período de estiagem. Os trabalhos iniciaram na última segunda.
As comunidades em que ação ocorre são Morro São Jerônimo, Casa das Conchas, Quebra Gamela, Cidade de Pedra, Portão do Inferno e vales dos rios Mutuca, Claro, Paciência e Soberbo, todas no interior do Parque Naiconal de Chapadas do Guimarães.
O órgão federal alerta que fumaça e chamas poderão ser vistas ao longo dos dias e noites por moradores dos municípios de Cuiabá e Chapada, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Está sendo utilizado um helicóptero para o transporte até os locais designados.
O ICMBio reforça que não há indicação de fechamento dos atrativos turísticos do parque, mantendo-se as visitas agendadas. As atividades da brigada ocorrem entre 7h30 h e 19h30.
QUEIMADA URBANA
Outro órgão que está atento a incidentes com fogo em áreas de vegetação é a Defesa Civil de Cuiabá, que emitiu comunicado nesta quinta-feira reforçando os canais de atendimento para denúcia de ocorrências de queimadas urbanas na capital, em virtude do período de estiagem e a baixa umidade relativa do ar.
Os canais de atendimento são o telefone (65) 3623-9633 e o WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de fogo urbano e outras situações de riscos
As denúncias por WhatsApp devem ser encaminhadas para o número, exclusivamente via mensagem, com o endereço do local, localização e imagens. O serviço funciona 24 horas por dia e os atendimentos das demandas são realizados durante a semana, das 8h às 18h.
“Nossos canais de atendimentos estão disponíveis para receber as denúncias de queimadas. Muitas pessoas conhecem apenas o 193 do Corpo de Bombeiros, mas disponibilizamos esses canais para atendimento aqui pela Defesa Civil”, reforça o diretor José Pedro Zanetti.
As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública no telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.