Cumprindo pena na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, um reeducando que não teve o nome divulgado deu um passo em direção a um sonho: cursar Medicina. Ele alcançou a impressionante nota de 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2024.
Além dele, outros três reeducandos também se destacaram: o segundo colocado, com 880 pontos, deseja estudar Psicologia; o terceiro, com 820 pontos, tem como objetivo Enfermagem; e o quarto, com 760 pontos, sonha com Jornalismo. Todos os quatro são da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, exceto o reeducando de 760 pontos, que é do Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra.
As provas do Enem PPL ocorreram nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, e os resultados foram divulgados em 13 de janeiro de 2025. Agora, com a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os reeducandos com as melhores notas estão sendo inscritos para disputar vagas em universidades, com foco nos cursos de Educação a Distância (EAD), que permitem que continuem os estudos dentro das unidades prisionais.
Em 2024, 94 detentos estavam cursando o ensino superior em Mato Grosso, mas em 2025 esse número caiu para 51, após a progressão de pena de alguns reeducandos.
Em uma carta escrita pelos reeducandos com as maiores notas, eles expressaram sua gratidão e destacaram que a educação representa uma chance rara de mudança. "Através da graduação, poderemos reescrever nossas histórias e retornar à sociedade de forma digna", afirmaram.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.