O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso passará por reformulações sob o novo comando do coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco.
Empossado recentemente, o coronel enfatizou seu apreço e admiração pelo corpo musical, que é um 'braço social' da Polícia Militar. Entretanto, orientou os componentes a adotarem uma atuação mais tradicional, remontando às raízes da Banda de Música Militar, que reforçam os bons usos e costumes típicos da caserna, além de tocarem músicas populares consagradas, mantendo a aproximação da PM com a sociedade.
Segundo o Tenente Marcelo, responsável pelo corpo musical, o projeto 'Harmonizando para a Vida' terá um destaque especial nesta nova fase. O projeto aposta na musicalização de crianças e adolescentes das comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade social, utilizando a música como instrumento de transformação social e cultural.
Mudanças em outros projetos, como o nacionalmente conhecido 'Sextou' da PM, ainda devem ser anunciadas.
HISTÓRICO
O Corpo Musical - PMMT tem por finalidade, através da música, aproximar a instituição Policia Militar-MT, junto à sociedade mato-grossense. No início, essa Unidade era denominada como Banda de Música. Criada em 19 de Outubro de 1892, através do Artigo 5º da Lei Nº 09, ato este assinado pelo Dr. Manoel Murtinho - Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 (dezesseis) Praças. No seu passado marcante, tinha como missão garantir a marcialidade nos eventos militares e levar entretenimento às praças aquarteladas.
Devido a grande demanda de serviços destinados a Banda de Música junto a sociedade, viu-se a necessidade da criação de um Corpo Musical, ato este que se consolidou na gestão do então Governador do Estado Blairo Borges Maggi, que através da Lei Complementar Nº 271 de 11 Junho de 2007, e aprovado pela Assembléia Legislativa, cria o Corpo Musical da Polícia Militar, ampliando as possibilidades de formações musicais. Hoje o efetivo do Corpo Musical é composto por 66 policiais músicos, e contempla em sua nova estrutura, a Banda Musical, a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.
Recentemente o Corpo Musical foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Mato Grosso, através da lei nº 10.414 de 26 de Julho de 2016 de autoria do Deputado estadual Guilherme Maluf e sancionado pelo Governador Pedro Taques.
Ao longo dos seus cento e vinte e cinco anos de atuação o Corpo Musical vem atendendo diversos eventos, tais como: Formaturas militares, eventos oficiais do estado, Cultos, Missas, festas religiosas, eventos esportivos de diversas modalidades, inaugurações, aniversário de municípios, desfiles cívicos, eventos de organizações não governamentais, ações sociais etc.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.