Neste domingo (12) é realizado o concurso da Controladoria Geral do Município (CGM) de Cuiabá para provimento de 5 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. O certame visa estruturar a carreira de auditoria pública, sendo aguardado há cerca de 10 anos pelos auditores internos que integram a CGM. As provas acontecerão nos períodos da manhã e tarde.
O auditor público é um agente essencial, responsável por fiscalizar a aplicação de recursos, promover o controle interno, além de garantir a transparência e a legalidade administrativa da gestão municipal, assessorando o prefeito sempre que for solicitado.
Atualmente, a Controladoria do município de Cuiabá conta com 9 auditores e chegará aos 14 com os cinco que deverão ocupar os cargos após a homologação final do concurso. Das 5 vagas, três são destinadas aos candidatos de ampla concorrência, uma para negros e indígenas e um para Pessoas Com Deficiência (PCD). Outras 15 vagas são para cadastro de reserva.
“A Controladoria-Geral do Município é o órgão responsável pela fiscalização dos recursos públicos, garantindo a probidade administrativa e a legalidade dos atos administrativos. Além disso, a CGM apoia os órgãos de controle externo, como os Tribunais de Contas e o Ministério Público. Ao longo dos anos, muitos auditores deixaram o cargo devido à aprovação em outros concursos, o que reduziu gradualmente o quadro. O fortalecimento dessa área é fundamental para assegurar a transparência e o controle da administração pública, então, o concurso vem para atender uma demanda de mais de 10 anos”, destacou o atual controlador Geral do Município, Weslley Bucco.
Segundo Wesley, que é auditor de carreira, a CGM é um órgão técnico e atua como suporte para a prefeitura, assessora diretamente o prefeito nas suas atribuições, sendo consultada frequentemente por outros órgãos públicos e secretarias municipais para esclarecer dúvidas técnicas sobre atos administrativos, procedimentos e normas internas.
Dentro da CGM, há também a Ouvidoria-Geral do Município, que desempenha papel relevante no atendimento à população.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.