Hugo Dias/HiperNotícias |
Ora, isto é uma interferência direta no Poder Legislativo e um amesquinhamento do poder de fiscalização que o Congresso tem relação aos demais poderes, fere diretamente as minorias parlamentares , denegrindo ainda mais a imagem do Congresso Nacional como um mero apêndice do Palácio do Planalto, da mesma forma que o mesmo foi usado durante o período dos governos militares.
Enfatizou ainda que assim fazendo uma CPI estaria maculando a imagem da Petrobras, uma empresa que goza da maior respeitabilidade no país e no mundo. Foi acompanhada no mesmo diapasão pela presidente da Petrobras, que por exigência de ofício não pode , jamais, deixar de fazer coro com a Presidente da República, sua chefe maior.
Esqueceu-se a Presidente de dizer que quem macula e denigre a imagem da PETROBRÁS, como de resto do Brasil, dentro e fora do país, são pessoas colocadas em cargos importantes no alto escalão de administração pública, fruto do loteamento dos cargos para fins de barganhas políticas e aparelhamento dos organismos públicos por parte dos PT, PMDB e demais partidos aliados.
Ao indicarem pessoas que acabam se envolvendo com denúncias de corrupção, como no caso do mensalão, das crises que acabaram exigindo que a Presidente demitisse ministros em diferentes áreas de seu governo ou da prisão de um ex-diretor da Petrobrás, por envolvimento com Mafioso também preso por suspeita de lavagem de dinheiro, o mesmo que tinha associação com o Vice-Presidente da Câmara Federal, um deputado federal do PT do Paraná, as ligações desta mafia com tráfico de influência exercido pelo referido deputado em ministéros, esses fatos, sim denigrem a imagem da petrobrás e do governo Lula/Dilma.
Outros fatos como a os prejuizos de mais de quinhentos milhões de dólares que a compra de uma refinaria nos EUA por parte da PETROBRÁS, um mau negócio, como atestado em depoimento na audiência pública ocorrida no Senado , na última terça feira, por parte da Presidente da Estatal, fato que mais se aproxima de uma negociata do que um bom negócio para a Empresa. Isto sim, tem afetado a competitividade, a lucratividade e o valor de Mercado da mesma.
Em 2009 a Petrobras era a 12ª maior empresa do mundo, conforme o ranking da FORBES, com um patrimônio com valor de Mercado de 308,7 bilhões de dólares e em 2014 caiu para a 121a posição e um valor de Mercado de apenas 74 bilhões de dólares. O lucro da Petrobras vem caindo de 30,1 bilhões em 2009 para 23,6 bilhões de reais em 2013, enquanto o endividamento passou de 28 bilhões em 2008 para 221,6 bilhões em 2013, podendo chegar a mais de 235 bilhões de reais no final deste ano (2014).
Mensalmente, a Petrobras tem um prejuízo de mais de 600 milhões de reais pela defasagem dos preços de gasolina importada e a venda no mercado interno, pela interferência direta do governo nos preços internos. O lucro da Petrobras no último trimestre de 2013 foi 30% menor que no mesmo período de 2012.
Esses fatos e outros tantos que permanecem como verdadeira caixa preta , que a Presidente Dilma, o PT e seus aliados tentam impedir que o Congresso Nacional investigue, é que estão destruindo a Petrobras e manchando a imagem da mesma. Isto exige apuração de verdade, como foi no caso do mensalão e não meros discuros inflamados para enganar a população.
*JUACY DA SILVA é professor universitário, aposentado UFMT, mestre em sociologia.. Email [email protected] Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.