Jorge Mautner, cantor e compositor carioca se notabilizou, não só por suas músicas, mas também por sua relação com a literatura e sua resistência à ditadura militar no Brasil. Sua obra é vasta e digna de leitores atentos e ouvidos mais afiados. É dele a canção A bandeira do meu partido, composta em 1958 e cedida ao Partido Comunista do Brasil/PCdoB, que a tornou seu hino a partir de 2017.
Esta música fala de um sonho antigo que guarda uma construção que é sentida, mas nem sempre compreendida ou vivida pelo nosso povo: sonhos de liberdade, dignidade e respeito. Fala da esperança de se ver tremular e triunfar a cor da aurora que se levanta agora, todos os dias, em novos dias, jovens dias, a vida inteira. Mautner, sem nenhum incômodo, defende o socialismo e a sua bandeira vermelha, mas sem se esquecer de entrelaçá-la a mais bela, a primeira, verde e amarela, a bandeira brasileira.
Tal sensibilidade, na minha opinião, precisa ser rememorada neste dia 25 de março de 2025, para ilustrar a coragem, a luta e a resistência do povo brasileiro que, mais uma vez, faz história ao manter erguido bem alto o seu estandarte puro da nova era – rejeitando o fascismo, o negacionismo e o conservadorismo que rompe com todos os avanços civilizacionais historicamente construídos – e pelo qual o Partido Comunista do Brasil/PCdoB, que comemora hoje seus 103 anos, sempre lutou.
O Brasil vivenciou, ao longo desta última década, inúmeras ofensivas externas e internas de ataques à democracia, contra os direitos dos trabalhadores e contra os direitos fundamentais à existência humana. Sofreu com um golpe de Estado e com a necropolítica praticada pela família Bolsonaro e por aqueles que gravitam ao seu redor, sustentando sua sanha de poder. Só a resistência do povo brasileiro, mediada pelas forças progressistas, entre elas o PCdoB, conseguiu barrar esta grave ofensiva.
A participação do Partido Comunista do Brasil/PCdoB em todos os eventos de resistência e defesa dos povos, desde 1922, com erros e acertos, fundamentado no materialismo histórico-dialético – método de analisar o mundo e a sociedade desenvolvido por Marx – nos permitiram compreender melhor o Brasil, firmar a convicção em defesa da paz, da solidariedade, da soberania e dos vínculos com o povo. Pautas em defesa dos trabalhadores, mulheres, jovens, cultura, meio ambiente, luta antirracista, LGBTQIA+, entre outras, agitam e mobilizam a vida partidária.
Para o PCdoB, a luta de classes não é mera retórica. Sua compreensão e proposições estão expressas em seu Programa Socialista e no seu Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que vem sendo discutido e debatido com inúmeros partidos, forças e personalidades. Nestes documentos estão os rumos e o caminho a serem perseguidos na construção do socialismo com a cara do Brasil. Sua amplitude política tem contribuído, ainda, para a construção da unidade das forças progressistas, que querem um Brasil desenvolvido e democrático.
Por tudo isso, é emblemático que hoje, em seu aniversário de 103 anos, tenha início o julgamento daquele que tripudiou com a nação, levou à morte milhares de brasileiros, incitou o ódio, a violência e levou de volta à miséria o povo que produz as riquezas deste país.
Hoje é um desses momentos em que todo mundo espera, espera, com o coração lindo, no céu flutuando, como bem canta Mautner. A justiça está sendo feita! Bolsonaro está sendo julgado. O Brasil e os brasileiros seguem esperançosos e o Partido Comunista do Brasil/PCdoB, continua na luta por dias melhores, nos inspirando a cada aurora que se levanta. Te amo sorrindo, te amo cantando PCdoB!
Conheça-nos melhor em https://pcdob.org.br;
https://www.facebook.com/pcdob65
(*) LANE COSTA é Professora do IFMT. Pedagoga, doutoranda em Educação pela UFG. É presidenta do PCdoB/Cuiabá e da Federação Brasil da Esperança/Cuiabá.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.