Uma estrutura de segurança pouco vista em outras capitais foi inaugurada na quarta-feira (11) em Cuiabá. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) será o “coração” da Segurança em Mato Grosso começou a funcionar efetivamente no mesmo dia da inauguração. O local é onde estão centralizadas todas as decisões operacionais da segurança durante a Copa do Mundo e agrega, em um único espaço, profissionais de 22 instituições que irão atuar de forma direta nas ações desenvolvidas durante a realização do Mundial em Cuiabá.
|
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, enfatizou o Centro Integrado como um dos grandes legados da segurança após a Copa. “Os serviços do CICCR continuarão após os jogos em Cuiabá. Um grande ganho para a população cuiabana”. O sistema de videomonitoramento permite desencadear ações articuladas entre os comandos, acionando o emprego dos meios disponíveis de forma oportuna, refletindo assim na redução do tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência.
Descrito como um ambiente prioritário para atendimento de demandas ordinárias e situações críticas relacionadas a grandes eventos, a estrutura é uma inovação na área da Segurança Pública permitindo que as forças de Segurança e Defesa atuem juntos. Para o governador Silval Barbosa, o “big brother” de Cuiabá é um dos maiores investimentos da Secretaria Nacional de Grandes Eventos em Cuiabá. “Agora temos uma sala que só vimos em filme tudo moderno. O custo valeu a pena. Quem torcia contra a Copa agora temos a resposta em imediato. Quem era contra caiu do cavalo”, concluiu o governador.