Para a fé cristã, o batismo é a regeneração pela água e pela palavra, é o nascimento para a vida nova em Cristo. Aos 54 anos, Leocir Tonetta, paciente em cuidados paliativos no Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), foi batizado na manhã desta quarta-feira (19/02), na Pracinha da instituição.
“Seu Leocir é um paciente que está com a gente desde o ano passado. Ele veio encaminhado com uma complicação bem grave e começou cuidados paliativos no hospital. Esse pedido do batismo foi uma demanda dele e da família. A gente está aqui neste momento para promover bem-estar físico, mas emocional, psicológico e espiritual para ele e para família, que é muito importante nos cuidados paliativos. A gente fica muito feliz que deu certo”, comenta Davi Fantinato, interno de Medicina do HUJM-UFMT.
Sob forte emoção do paciente, seus familiares e equipe médica e assistencial, o Sr Leocir foi batizado pelo ancião Aparecido Freitas, da Congregação Cristã do Brasil.
A assistente social Nair Barbosa, do HUJM-UFMT, explica que esse momento proporcionado pelas equipes multiprofissionais, que envolve toda a equipe da Clínica Cirúrgica, Serviço Social e Comitê de Humanização, é uma medida de conforto e de humanização, de cuidado, de empatia tanto com o paciente quanto com a família. “A família também se sente acolhida e ouvida. A atividade proporciona uma melhora no prognóstico, porque cria sensação de otimismo e melhora na saúde mental”.
Naiara Tonetta, filha do Sr Leocir, se disse muito agradecida pelo tratamento humanizado que seu pai recebeu no HUJM-UFMT. “Ele está aqui sob cuidados paliativos, para controle da dor, já que não tem mais o que fazer em relação ao tratamento. Ele chegou aqui bem grave, mas hoje está bem, na medida do possível, sem dores, sendo bem atendido, amparado, acolhido. O atendimento faz a diferença. A gente se sente acolhido, não sente que é só mais um número, mas sim que é uma vida que tem importância. Sinceramente, eu não esperava que haveria esse tratamento humanizado. É um tratamento acolhedor, de receber, conversar, falar, resolver. Eu achei um trabalho muito legal. Meu pai, de fato, tem sido acolhido, bem recebido, bem amparado”.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.