O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (PL), afirmou nesta semana que ainda não está definida a forma de participação do estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém do Pará. A ausência dos Estados Unidos no evento este ano, segundo Mendes, tem um impacto significativo na agenda da conferência.
"Este é um importante fórum mundial sobre o meio ambiente, mas, infelizmente, este ano está esvaziado pela ausência dos Estados Unidos, que simplesmente ignoraram a questão ambiental, o que enfraquece a discussão global", disse o governador. Ele também destacou que grandes empresas americanas têm se afastado da pauta ambiental, o que exige uma análise cuidadosa do novo cenário.
Mauro Mendes comentou que, antes de definir sua participação, o governo de Mato Grosso fará um debate interno com o setor produtivo. "Para ir como governador, preciso ter uma representatividade legítima para falar em nome do estado sobre um tema tão sensível", afirmou.
Em entrevista, o governador foi enfático sobre sua posição: "Não vou para um evento só para falar ‘sopa de letrinha’. Estou cansado dessa conversa fiada, desse blá, blá, blá que só joga para a galera".
Para ele, o Brasil, e especialmente Mato Grosso, tem um papel fundamental na produção de alimentos e na preservação ambiental. "Temos grandes ativos ambientais, e Mato Grosso é essencial para o Brasil e para o mundo na produção de alimentos. Precisamos ser respeitados por isso", declarou.
Mauro concluiu dizendo que levará essa mensagem de respeito e importância para Belém, como já fez em todas as edições da COP. "Aqui, a agricultura é talvez a mais produtiva do planeta, sempre respeitando a preservação. Isso é o que vamos levar para o evento", finalizou.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Sebastião 30/03/2025
O Povo precisa parar de vangloriar os Estados Unidos, o mundo Hoje é globalizado, tira Estados Unidos do Radar.
1 comentários